Curiosidades

Qual foi o primeiro Doodle do Google?

Apesar de parecer ser um simples mecanismo de busca, o Google muitas vezes carrega consigo certas características que o deixam bem mais “divertido”. Um bom exemplo da sua especialidade artística pode ser vista nos seus “Doodles”, que são versões alternativas e muitas vezes espontâneas do logotipo do Google que são geralmente usados para celebrar feriados, acontecimentos e aniversários de artistas e cientistas importantes para a história. De fato, os Doodles se tornaram uma espécie de “calendário informal” para toda a Internet. Mas afinal, qual foi o primeiro Doodle criado pelo Google?

De acordo com a própria história oficial do Google, o primeiro Doodle não foi necessariamente usado para comemorar ou celebrar qualquer coisa, mas sim para servir como uma espécie de “bilhete de aviso” para os usuários dos serviços da empresa. Em 1998, os co-fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin, estavam indo para um tipo de festival no deserto chamado, Burning Man, que tem a proposta de promover todo tipo de arte e forma de expressão. Larry e Sergey queriam deixar os usuários saberem que eles estavam fora da cidade, por isso eles refizeram o logotipo da empresa para incluir um bonequinho inspirado no logo do Burning Man e o publicaram em 30 de agosto do mesmo ano.

O primeiro Doodle.

O desenho do boneco palito foi colocado logo atrás do segundo “o” da palavra “Google” e o logotipo alterado passou a ter a intenção de passar uma mensagem cômica aos usuários de que os fundadores do Google estavam “fora do escritório”. Mas apesar de o primeiro Doodle ter sido um desenho relativamente simples e sem muitas pretensões, surgia ali a ideia criar várias versões alternativas do logotipo da empresa para celebrar grandes eventos.

O segundo Doodle só viria a ser criado dois anos depois, quando Larry e Sergey pediram ao estagiário Dennis Hwang que desenhasse um Doodle em comemoração ao Dia da Bastilha, um feriado francês. O desenho criado foi um grande sucesso, de modo que Hwang logo se tornou o “doodler chefe” da empresa. Hoje, existe toda uma equipe de designers gráficos especializados que criam vários Doodles por dia para uso em vários sites internacionais do Google.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!

Leave a Comment

Matérias Recentes

Salto das Sete Quedas, rio Irharhar e outros 5 lugares do mundo que deixaram de existir

Salto das Sete Quedas, Brasil/Paraguai: Também conhecida como Sete Quedas, era uma série de cachoeiras…

2 horas atrás

10 estrelas clássicas de Hollywood que passaram por procedimentos estéticos

Como é comum na indústria do entretenimento, muitas estrelas de Hollywood passaram por procedimentos estéticos…

1 dia atrás

“Vim, vi, venci”: a verdade por trás da famosa frase de Júlio César

A frase "Vim, vi, venci" é uma versão em latim da famosa declaração atribuída a…

2 dias atrás

5 curiosidades marcantes da história do Oscar

1. **Primeira Cerimônia**: A primeira cerimônia do Oscar foi realizada em 16 de maio de…

3 dias atrás

Conheça Rope Daddy, o buldogue francês avaliado em 120 mil dólares

O buldogue francês de alto valor. Parece que a sua raridade e características genéticas únicas,…

4 dias atrás

Eventos dos eSports ganham atenção de apostadores e espaço nas casas de apostas

Os eSports alcançaram níveis altos de popularidade no Brasil. Hoje, os brasileiros significam uma porcentagem…

4 dias atrás