Quando o assunto é ketchup, a primeira coisa que costuma vir à nossa mente é “tomate”. Mas você ficará surpreso ao saber que essa delícia vermelha já utilizou até nozes na sua composição, além de originalmente ter sido considerado um ingrediente alimentar e não necessariamente um condimento. Estes são apenas alguns das curiosidades interessantes sobre ketchup que você vai conferir ao longo desse post. Confira!

1. Acredita-se que o ketchup como conhecemos tenha se originado a partir de um molho para peixes da cultura chinesa chamado “ketsiap”.

2. A empresa norte-americana Heinz é a maior fabricante de ketchup do mundo.

fatos curiosos sobre o ketchup 1

3. No passado ele já chegou a ser vendido como um remédio “cura tudo”, embora essa tenha sido na verdade uma jogada de marketing muito descarada para aumentar as vendas de alguns comerciantes.

4. Nos dias atuais, todos nós reconhecemos o ketchup tendo o tomate como o seu ingrediente principal. No entanto, nos primeiros anos de sua criação, ele também já chegou a ser feito de anchovas, chalotas, ostras, limões e até mesmo de nozes.

5. Por incrível que pareça, o ketchup pode ser bom para o coração e também pode ajudar a reduzir o risco do desenvolvimento de certos tipos de câncer. Esses benefícios são decorrentes do fato de que o tomate é uma excelente fonte de licopeno, é um antioxidante e é capaz de inibir a inflamação e os danos celulares causados ​​pelos radicais livres.

6. O maior pacote de ketchup do mundo foi criado pelos moradores de Collinsville, no estado americano de Illinois. A façanha foi destaque no livro do Guinness World Records de 2009.

fatos curiosos sobre o ketchup 2

7. Aproximadamente 97% dos lares americanos têm esse condimento em sua cozinha.

8. Isso pode soar bizarro, mas o ketchup é um condimento tão multiuso que também é usado em sobremesas e até em bebidas.

9. Os cinco sabores básicos que conhecemos incluem doce, azedo, amargo, salgado e umami. O ketchup é um dos raros alimentos que podem possuir todos esses cinco sabores em sua composição.

10. Você pode usá-lo para restaurar o brilho de suas panelas e de objetos de prata como pulseiras, já que o ácido presente na sua composição ajuda a remover manchas.

fatos curiosos sobre o ketchup 3

11. Em 2017, pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts divulgaram o desenvolvimento de um revestimento de garrafas de ketchup que permitia que todo o produto escorregasse sem deixar resíduos.

12. Esse alimento que usamos como condimento também já chegou a ser um ingrediente muito apreciado. Nos seus primeiros anos de vida, ele era usado principalmente como ingrediente em pratos como tortas e também era usado para dar sabor a pratos não vegetarianos feitos com peixe e carne.

E você, gosta de devorar a sua comida com a adição desse famoso condimento? Deixe o seu comentário!