Isso mesmo, você não leu errado. A França reconheceu oficialmente a luta de sabres de luz como esporte competitivo, nela os duelistas utilizam réplicas feitas de policarbonato rígidos dos sabres cortantes que vemos na franquia Star Wars, o curioso é que elas emitem sons elétricos durante os movimentos… Estranho ou incrível?

Segundo a Federação Francesa de Esgrima, este tipo de luta envolve bastante esforço físico, inclusive considerou que as réplicas dos sabres de luz estão no mesmo nível que floretes, sabres comuns e outras armas. Segundo o secretário-geral da federação Serge Aubailly este é um reconhecimento muito importante por estimular os jovens a sair da internet para praticar um esporte, uma atividade física.

luta sabre de luz esporte tricurioso

Por lá é comum ver aulas de combate com sabres de luz, inclusive existem diversos campeonatos mundiais do esporte. Nessas batalhas de campeonato cada competidor precisa duelar dentro do espaço pré-determinado e a pontuação varia de acordo com a parte do corpo atingida: mãos são um ponto, braços e pernas são três, cabeça e tronco são cinco. Ao alcançar quinze pontos, a vitória é sua. Caso a batalha demore muito, a vitória irá para aquele cujo placar estiver maior em três minutos. Caso empate, o jogo entra em morte súbita onde o primeiro a atingir a cabeça ou tronco vence.

Vale ressaltar que o famoso golpe picada de vespa da esgrima não é permitido por aqui. Assista ao vídeo abaixo e compreenda mais do que estou falando:

Curioso não é mesmo? Comente!