Se você já resolveu experimentar um limão alguma vez na sua vida, já deve saber que essa fruta possui um sabor incrivelmente azedo. De fato, o limão tem um gosto tão azedo que é capaz de nos causar uma reação muito específica ao deixar o nosso rosto enrugado, os olhos apertados e nossas sobrancelhas erguidas em um claro sinal de desespero. Mas afinal, por que o limão é tão azedo? E por que o seu sabor nos provoca uma sensação de repulsa?

Basicamente, isso acontece porque o limão contêm uma quantidade incrivelmente alta de ácido cítrico, que é um ácido orgânico que pode ser encontrado em muitas frutas e legumes. Fiel ao seu nome, as frutas cítricas apresentam concentrações particularmente elevadas de ácido cítrico, mas no caso específico do limão, essas concentrações de ácido cítrico conseguem ser ainda mais altas do que seus “primos cítricos mais doces”, como as laranjas e os abacaxis.

por que o limao e azedo 1

Quando você dá uma mordida em um limão, ou em qualquer outro alimento, as suas papilas gustativas imediatamente interpretam o que você prova como sinais nervosos. Como pequenos receptores, suas papilas gustativas coletam informações e as enviam para o cérebro, sendo que quando a comida entra em contato com as papilas gustativas, elas enviam uma mensagem ao seu cérebro dizendo se o alimento é doce, salgado, amargo ou azedo. Quando você morde um limão, o ácido cítrico ativa as papilas gustativas ao longo dos lados e no centro da língua, causando a famosa reação de repulsa que virou marca registrada dessa fruta.

Essa resposta muito específica a esse estímulo está claramente ligada ao nosso sistema nervoso. Alguns cientistas acreditam que a nossa repulsa ao sabor azedo também esteja relacionada ao fato de que o nosso corpo possui mecanismos que tentam nos afastar de alimentos potencialmente perigosos. Apesar do limão não fazer mal à saúde (muito pelo contrário), o sabor azedo é geralmente associado à alimentos potencialmente venenosos ou estragados. A boa notícia é que, com apenas alguns ingredientes a mais, podemos usar o limão na preparação de vários pratos, o que o torna um dos melhores amigos na culinária.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!