O Curupira é uma entidade que faz parte do folclore brasileiro. Não se sabe ao certo a origem da lenda, mas os primeiros registros datam do século XVI, feitos pelo padre jesuíta José de Anchieta. O padre o denominou como “o demônio que acomete os índios”. Ele vive nas florestas, enganando os caçadores que adentram as matas.

A Lenda

O Curupira seria um protetor das florestas, da fauna e da flora. Ele é um anão ruivo, com os pés virados ao contrário. Ele é considerado um demônio pelos índios e pelos bandeirantes, porque seu nome está envolvido em diversas história de desaparecimento de caçadores e esquecimento dos caminhos. Com os pés virados, ele engana os caçadores a que caminho seguir. Ele assobia e usa falsos sinais para enganar os caçadores que invadem seu hábitat, levando-os cada vez mais para dentro da floresta. Ele também consegue imitar a voz humana, se o caçador desavisado for atrás da voz, acaba por se perder.

A Lenda do Caipora ou Curupira tri curioso

 

O Curupira também é conhecido como Caipora em algumas regiões do país. Ele não gosta de lugares habitados, portanto vive muito dentro da floresta. Há versões da lenda que contam que o Curupira seria demoníaco porque raptava crianças. Tinha o poder de as enfeitiçar, as raptava e só as devolvia aos pais sete anos depois.

Como escapar

Para conseguir apoio da entidade, os caçadores ao adentrar a floresta, costumam oferecer fumo e cachaça ao Curupira, para que ele lhes deixe passar.

curupira tricurioso

Leia também: Você conhece a Matinta Perera?

Outra versão conta que ele é uma entidade muito curiosa, e os caçadores podem se valer disso para escapar. Para isso, a pessoa deve fazer um novelo de cipó e esconder bem a ponta. Por ser muito curioso, ele ficará entretido com o novelo, e a vítima conseguirá fugir.

Você conhecia essa lenda? Conta pra nós!