Você já parou para pensar que todo o fascínio que muitas pessoas tem com os eventos esportivos é algo mais antigo do que parece? Na Roma antiga, por exemplo, assistir esportes era uma das formas mais comuns de entretenimento. Os antigos romanos assistiam os seus eventos favoritos no lendário Coliseu, o maior anfiteatro do mundo. Para se ter uma ideia, quando inaugurado no ano 80 d.C., o Coliseu podia suportar mais de 50.000 romanos torcendo ao mesmo tempo. Mas afinal, quais eram os esportes disputados nesse local?

O esporte mais popular disputado no Coliseu era a batalha de gladiadores. Os gladiadores eram homens treinados para lutar com espadas e outras armas, que apesar de ter o reconhecimento do público como grandes atletas, não tinham uma vida fácil, já que os combates eram muito perigosos e costumavam causar vários ferimentos, muitas vezes fatais. Outro tipo de jogo que os romanos assistiam com frequência no Coliseu era a “veação”, que tinha a ver com animais. Como a Roma Antiga não tinha zoológicos, o coliseu era o único lugar onde os romanos podiam ver animais como leões, elefantes e ursos. No entanto, este evento não era para os amantes dos bichos, já que a veação eram basicamente a caça aos animais selvagens como uma forma de “demonstrar a superioridade humana”.

quais esportes eram disputados no coliseu de roma 1

No entanto, o evento mais curioso que já chegou a ser realizado no coliseu foi a “naumaquia”, que era uma espécie de batalha marítima simulada. Nesse evento, os romanos inundavam o anfiteatro com água para dar início às suas batalhas no “mar artificial”. Dois navios armados com prisioneiros flutuavam no “mar” com os homens das duas equipes diferentes lutando entre si, até que finalmente um navio vencesse a batalha.

Vale destacar que os líderes romanos queriam que todas as pessoas desfrutassem do Coliseu. Por esse motivo, muitos dos jogos no anfiteatro eram totalmente abertos ao público, sendo que em alguns casos até mesmo a comida e as bebidas eram de graça. Ao não cobrar dinheiro, os romanos se certificavam de que todos poderiam assistir aos seus eventos favoritos, prestigiando a organização dos eventos e a braveza dos atletas que arriscavam as suas vidas.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!