No contexto do corpo humano, a hidratação é um processo em que o corpo absorve água de várias fontes de alimentos e bebidas, o que lhe ajuda a manter o bom funcionamento dos órgãos. Diariamente, consumimos muitos alimentos ricos em água, por isso tendemos a acreditar que todas as bebidas tem a capacidade de manter o corpo hidratado ao longo do dia. No entanto, enquanto alguns tipos de líquidos realmente ajudam a equilibrar o teor de água no corpo, existem outros que podem estar prejudicando ainda mais a sua hidratação. Confira alguns exemplos:

Bebidas alcoólicas

voce sabia que algumas bebidas podem te deixar desidratado 1

Segundo os especialistas, todos os tipos de bebidas alcoólicas são diuréticas por natureza, já que elas fazem com que o corpo perca líquidos através de uma micção mais frequente do que o habitual. Essa é exatamente a razão pela qual é sugerido beber muita água após o consumo excessivo do álcool. Infelizmente, algumas pessoas frequentemente ignoram esse conselho e acabam sofrendo com dores de cabeça e ressacas severas.

Bebidas cafeinadas

voce sabia que algumas bebidas podem te deixar desidratado 2

Bebidas como café e energéticos costumam ter um alto teor de cafeína, que por sua vez promove efeitos diuréticos no organismo que em alguns casos podem levar à desidratação. Essa ação consequentemente pode resultar em sintomas como dor de cabeça e boca seca.

Refrigerantes

voce sabia que algumas bebidas podem te deixar desidratado 3

Todos os refrigerantes contêm cafeína e muito açúcar, o que pode causar a desidratação. Além disso, o seu consumo excessivo pode prejudicar a saúde dos dentes e ossos. Por isso, recomenda-se trocá-lo pela água com gás, caso você sofra com problemas de desidratação e não quer ficar longe de “líquidos borbulhantes”.

Sucos com alta concentração de açúcar

voce sabia que algumas bebidas podem te deixar desidratado 4

Sucos artificiais de frutas e bebidas esportivas com alto teor de açúcar impedem que o corpo absorva a água necessária para evitar a desidratação. Embora alguns deles tenham eletrólitos e sódio, que até ajudam hidratar o corpo, os seus efeitos podem ser anulados pela alta concentração de açúcar em sua composição.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!