Existem vários animais no mundo que dependem de outros animais ou organismos para a sua alimentação. Esses tipos de animais são conhecidos como “predadores” e são encontrados em diferentes níveis da cadeia alimentar. No entanto, existem certos tipos de predadores que conseguem se destacar ainda mais dentre todos os outros, os chamados “superpredadores”, cujas características vamos explorar ao longo desse post.

O termo “superpredador” ou “predador alfa” se refere às criaturas que se localizam no topo da cadeia alimentar, estando acima de outras criaturas que servem com presas. Os superpredadores geralmente tendem a ter grandes garras, dentes grandes e apetites praticamente insaciáveis, além de também promover um grande impacto no ambiente em que vivem. Em outras palavras, os superpredadores são os “caras durões da natureza”, o que inclui grandes animais carnívoros ​​como tigres, ursos e lobos. Essas criaturas normalmente vivem em habitats onde comem todos os tipos de outros animais, mas praticamente ninguém ousa tentar comê-los.

o que sao animais superpredadores 1

É importante destacar que os superpredadores realmente têm muita responsabilidade em seus respectivos ecossistemas. Biólogos gradualmente passaram a analisar melhor o efeito estabilizador que os superpredadores proporcionam e obtiveram conhecimentos importantes. Por exemplo, eles descobriram que a biodiversidade pode diminuir rapidamente se essas criaturas fossem removidas do topo da cadeia alimentar local, dando origem à um fenômeno conhecido como “cascata trófica”. Um dos exemplos mais famosos de uma cascata trófica ocorreu no Parque Nacional de Yellowstone, nas décadas de 1930 e 1940. Depois que as populações locais de lobos foram abatidas até a extinção, os botânicos ficaram perplexos ao ver que as plantas locais também começaram a desaparecer. Posteriormente eles descobriram que, como os lobos estavam fora de cena, os alces passaram a se reproduzir descontrolavelmente e consequentemente comeram toda a vegetação que restava em determinados pontos da região.

Os exemplos mais famosos de animais superpredadores incluem os crocodilos-de-água-salgada, ursos polares, aves de rapina, lobos, orcas, tigres e até mesmo nós, os seres humanos.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!