O hidrante é uma espécie de válvula de saída de água, sendo muito utilizado nas grandes cidades como um auxiliador no combate de incêndios. A cidade americana de San Francisco, assim como outras no mundo, possui vários hidrantes nas suas ruas, mas um em particular chama muita atenção ao apresentar uma cor dourada, bem diferente do vermelho que é tradicionalmente usado nesse tipo de dispositivo. Mas afinal, por que ele tem essa cor tão incomum?

Depois que um grande terremoto abalou a cidade de San Francisco em 18 de abril de 1906, incêndios eclodiram por toda a cidade, muito por conta de antigas linhas de gás rompidas, fogões revirados e fios elétricos descapados. Este incêndio duraria três dias, totalizando cerca de 90% dos danos causados ​​pelo terremoto. À medida que o fogo consumia quarteirões, todos os bombeiros disponíveis logo entraram em operação. Infelizmente, assim como as linhas de gás, a rede de água também havia sido danificada, de modo que muitos dos hidrantes da cidade secaram e deixaram os moradores da cidade e os bombeiros procurando desesperadamente por fontes de água.

a curiosa historia do hidrante dourado da cidade de san francisco nos eua 1

A busca frenética por uma fonte de água finalmente obteve resultado quando um hidrante intacto foi encontrado no alto da colina na rua Church Street. A descoberta do “hidrante salvador” foi rapidamente passada para os bombeiros na parte inferior da colina, mas os cavalos usados na operação estavam exaustos e incapazes de reunir força suficiente para puxar os mecanismos usados para conter o fogo até o hidrante. Os moradores da região, resolveram puxar e empurrar os objetos de combate de incêndios para o alto da colina com cordas. Depois de uma batalha de aproximadamente sete horas, as chamas foram finalmente contidas e a vizinhança foi salva do que teria sido uma destruição ainda maior.

a curiosa historia do hidrante dourado da cidade de san francisco nos eua 2

No final dos anos 1960, o dentista e historiador Doc Bullock pediu ao então prefeito Joseph Alioto que o deixasse pintar o hidrante de dourado para transformá-lo em uma espécie de relíquia dos grandes esforços feitos por bombeiras e civis no combate ao incêndio de 1906. O prefeito concordou, e desde então, todos os anos no aniversário do terremoto, famílias de sobreviventes e membros atuais do Corpo de Bombeiros local se reúnem em torno do hidrante ainda ativo que salvou o Mission District e aplicam-lhe uma nova camada de tinta dourada.

a curiosa historia do hidrante dourado da cidade de san francisco nos eua 3

História interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!