Curiosidades

Conheça a ilha artificial que foi construída com milhões de conchas

Localizada à leste de Anegada, a segunda maior das Ilhas Virgens Britânicas, no Caribe, a “Conch Island” (“Ilha das Conchas” em português) é uma atração turística bastante curiosa e uma prova da popularidade do consumo de frutos do mar nesta parte do mundo. Por milhares de anos, os pescadores locais mergulharam nas águas rasas deste lado de Anegada em busca dessas criaturas marinhas comestíveis, sendo que muitos desses pescadores acabaram lançando as conchas no mesmo local, dando origem a uma espécie de ilha artificial.

Esses animais marinhos são capturados tanto pela sua carne, que é um alimento básico de várias regiões no Caribe, como também pelas suas impressionantes conchas, que são vendidas como lembranças e joias em feiras turísticas. No entanto, os vendedores locais de lembrancinhas e apetrechos turísticos preferem comprar as conchas para produzir os seus artesanatos diretamente de pescadores, ao invés de usar as conchas da ilha. Aparentemente, essa escolha se dá pelo fato de que, apesar dessas milhões de conchas até promoverem uma visão impressionante à distância, eles não são tão bonitas de perto.

As conchas da ilha artificial não são tão boas para serem usadas na produção de itens de artesanato. De fato, a maioria delas é bastante desfigurada. Isso ocorre porque, a fim de obter a carne de dentro da concha, os pescadores costumam fazer um buraco pelo “nariz” da concha para alcançar e soltar o músculo do caracol (com uma chave de fenda ou faca) e, em seguida, retirá-lo. Isso as deixa manchadas e praticamente inúteis para a produção de objetos turísticos.

Curiosamente, os cientistas extraíram algumas conchas da ilha para analisar as suas idades. Usando o método de datação por radiocarbono, eles foram capazes de determinar que algumas delas tem milhares de anos, sendo datadas de até 1245 dC. Acredita-se que muitas delas tenham sido coletadas pelo povo indígena Aruaque que viveu em Anegada há milhares de anos atrás. No entanto, vale destacar que os pescadores de concha modernos têm contribuído fortemente para a ascensão absurda do número de conchas na ilha nos últimos 200 anos.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!

Leave a Comment

Matérias Recentes

4 rios escondidos embaixo de cidades

Existem muitos rios que correm sob cidades ao redor do mundo. Aqui estão quatro exemplos…

10 horas atrás

O Futuro da Saúde: Telemedicina e Monitoramento Remoto de Pacientes

Nos últimos anos, o cenário da prestação de serviços de saúde passou por uma transformação…

11 horas atrás

10 comidas de rua japonesas que vão te deixar com água na boca

A culinária de rua japonesa é rica em sabores e variedades. Aqui estão 10 deliciosas…

1 dia atrás

Por que os humanos quase não comem mais cérebros de animais?

Existem várias razões pelas quais o consumo de cérebros de animais diminuiu significativamente em muitas…

3 dias atrás

As 7 tradições de casamento mais estranhas da história

Ao longo da história, várias culturas ao redor do mundo têm praticado tradições de casamento…

3 dias atrás

Malcolm X: a vida do homem que moldou os movimentos pelo poder Negro

Malcolm X foi um dos mais influentes líderes do movimento pelos direitos civis nos Estados…

4 dias atrás