Quem não ama ver um gatinho passeando por aí, não é? Não é preciso ser um observador de gatos para notar que existem muitas cores de pelagem nos felinos. Do totalmente preto ou branco, ao laranja, cinza, malhado, tricolor… Tricolor, opa! Dá-lhe Grêmio!!!  Brincadeiras  a parte, os gatinhos tricolores são sempre fêmeas, você sabia? Vamos descobrir o por quê disso.

Por que gatos tricolores são fêmeas?

Gatos que são pretos, brancos e mais uma cor, que é geralmente laranja, são sempre fêmeas. Por que? Assim como nos humanos, é a genética que decide isso. Vamos explicar:

Nos felinos, o gene que determina a cor que eles vão ser é o X. As fêmeas tem dois (XX). Os gatos machos só tem um, são XY. Então o que vier no X do macho vai ser a sua cor: preto ou laranja.

gatos tricuriosos 1

Leia também: Por que os gatos adoram derrubar coisas?

A fêmea por ter dois X pode vir com os dois: preto de um X  e laranja de outro. Mas você sabia que o branco dos felinos está presente neles independente do gênero? Por isso as fêmeas podem ter os dois X com cores diferentes e também aparecer o branco.

O branco é determinado pelo gene W, aparece de forma independente. Por isso existem gatos pretos e brancos, laranja e branco, cinza e branco ou somente brancos.

Mas existem sim gatos machos tricolores

Só que esses felinos são extremamente raros. Isso se dá devido a uma anomalia cromossômica. Eles têm três cromossomos (XXY). Tendo dois cromossomos X acontece com eles o mesmo que acontece com as gatas: duas cores.

tricolor gato tricurioso

Essa anomalia tem o nome de  Síndrome de Klinefelter, ela acaba deixando esses gatinhos estéreis. É uma doença muito rara. Ela poderia derrubar o mito de que somente gatas brancas são tricolores, mas por ser uma situação fora do normal e rara, continuamos a dizer que sim, somente gatas fêmeas têm três cores.

Você conhecia esses fatos? Conta pra nós!