Tomate seco é aquele parceiro inseparável da rúcula e que também divide opiniões tanto quanto seu melhor amigo. Quem gosta, ama, quem não gosta, odeia. Mas e ai, você já parou para pensar em como é feita essa iguaria? É o que iremos descobrir!

O tomate seco nada mais é do que o próprio tomate desidratado e temperado, para fazê-lo são necessárias algumas etapas que agora o TriCurioso vai ensinar a você. Para o tomate, você precisará de 4kg de tomates Débora ou italianos maduros e firmes, cortados ao meio no comprimento e também sem sementes. Precisará também de 1 xícara de chá de açúcar e 1 colher de sopa de sal. Já para tempera-lo é necessária uma cabeça de alho cortada em lâminas, 1 xícara de azeite de oliva extra virgem, azeitonas verdes e orégano.

Preparo

Tomate

O primeiro passo é lavar e cortar os tomates, após é preciso tirar as sementes e colocar os pedaços em um escorredor para que a água deixe a fruta. Então, coloque todos os pedaços em uma assadeira com a casca virada para o recipiente, salpique o açúcar e o sal bem misturados e asse em 200º por 1h30 – não se assuste com a água que irá aparecer. Quando o tempo passar, retire do forno e coloque os pedaços de volta no escorredor de macarrão. Então lave-os e seque a assadeira. Coloque os tomates cortados de volta a assadeira, porém desta vez com a casca para cima. Após mais 1h a 180º assando é preciso repetir o processo de lavar, escorrer e secar a assadeira. Se você julgar que eles precisam ficar mais ressecados, basta colocar mais uma vez no forno por 30 minutos. Então o desligue e deixe esfriar lá dentro mesmo.

Tomate Seco

Tempero

Coloque o azeite em uma panela e assim que estiver aquecido, acrescente o alho e tire do fogo. Então coloque orégano. Separe um vidro com tampa e coloque os tomates dobrados ao meio, então regue-os com o azeite, alho e orégano. Adicione também azeitonas verdes fatiadas e vá subindo em camadas. Por último, feche o vidro e o deixe na geladeira para pegar bem o tempero. E pronto, você terá tomate seco!

Gostou da receita? Comente!