A mitologia nórdica apareceu muitos anos antes dos vikings, por volta dos séculos 8 e 9. Antes do cristianismo se popularizar, as crenças na mitologia nórdica influenciaram muito a população das regiões norte da Alemanha e da Islândia.  Vamos saber um pouco mais sobre ela.

A Mitologia Nórdica

  • Os deuses nórdicos são divididos em dois grupos: Asir os guerreiros do céu, que vivem em Asgard e Vanir os responsáveis pela fertilidade na Terra. Os nórdicos acreditavam que o universo era dividido em nove mundos. Havia o céu, a terra dos vivos, o reino dos mortos, o reino dos elfos…
  • Odin era o deus dos deuses. Tinha um único olho, com o qual vigiava os nove reinos. Seu outro olho ele trocou para poder beber do poço da sabedoria. Com essa bebida, ganhou imenso conhecimento sobre todas as coisas.
  • Thor era o filho mais velho de Odin e era o deus do trovão, pois se martelo mágico quando usado emitia um som estrondoso semelhante ao barulho de um trovão. Thor é o deus mais popular entre os escandinavos e em todo o mundo.mitologia tri curioso
    Leia também: Os dragões realmente existiram?

     

  • Freya, filha do deus do mar Njord, era  a deusa do amor, da beleza e da sensualidade.
  • Tyr também era filho de Odin, era o deus da guerra. Foi responsável pro prender o lobo Fenrir. Fenrir ameaçava destruir os nove mundos. Com a ajuda dos elfos, Tyr conseguiu aprisionar o lobo para sempre.
  • Na mitologia nórdica o apocalipse era conhecido como Ragnarok. Um momento de caos total, onde os mortos sairiam de seu reino para caminhar no mundo dos vivos. Haveria guerra e o fogo tomaria conta da Árvore do Mundo, esta última era o que unia os nove mundos. Após isso o mundo ressurgiria sem maldade ou sofrimento. Com o Ragnarok acabaria o reinado de Odin.odin tri curioso

Você conhecia essas curiosidades? Conta pra nós!