Esta é uma palavra que faz parte da vida de praticamente toda a mulher, porém quando ela surge em nossas vidas pode causar confusão. Afinal, o que é menarca?

A menarca é simplesmente a primeira menstruação que uma mulher tem na vida. É importante mencionar que esta pode variar de acordo com cada organismo, assim ocorrendo dos 9 aos 18 anos. Porém, caso você já possua mais de 18 anos e nunca tenha menstruado, é importante visitar um médico ginecologista pois algo pode estar errado com seu sistema reprodutivo. A menarca é vista tanto de forma médica quanto psicológica como um momento marcante na vida de cada mulher, sendo assim a linha entre a infância e a vida adulta. Afinal, é quando ocorre a primeira menstruação que o ciclo reprodutivo começa a realmente funcionar, sendo necessárias uma série de responsabilidades após este ocorrido.

Menarca

É importante estar muito bem informado sobre este período sem ter vergonha de um fenômeno natural do corpo que, inevitavelmente, traz a tona assuntos como sexualidade e responsabilidade. É muito importante visitar um médico ginecologista quando a menarca ocorre para que tanto os pais quanto a menina possam tirar todas as dúvidas e também verificar se está tudo certo no âmbito da saúde reprodutiva. Também é importante estar prevenido, solicitando medicação para evitar os terríveis sintomas da tensão pré-menstrual (TPM) e possuindo o próprio absorvente feminino em casa.

Anotou essas informações? Passou pela menarca recentemente? Comente!