As florestas são grandes áreas ambientais que contam com uma alta densidade de árvores. Existem muitas variações de florestas, sendo que cada uma delas desempenha um papel importante no meio ambiente. Um bom exemplo disso são as chamadas “florestas nubladas”, cuja importância vamos abordar ao longo desse post.

Floresta nublada (também conhecida como floresta nebulosa ou floresta das nuvens) é o nome que se dá a uma floresta subtropical ou tropical que sempre está úmida e que apresenta altos níveis de neblina e nuvens, principalmente no nível da copa da vegetação. As florestas nebulosas geralmente têm quase 100% de umidade e são encontradas a uma altitude que varia entre 500 a 3.500 metros, de acordo com um relatório da Universidade das Nações Unidas. O clima das florestas nubladas podem variar a depender da sua localização, mas a temperatura média registrada nesses locais é de 17,7 ° C, e a precipitação média anual é estimada em 2.200 mm, de acordo com um estudo de 2010 realizado por membros da Universidade de Cambridge.

o que sao florestas nubladas 1

Nas florestas nubladas, a vegetação é coberta por nuvens sazonalmente ou durante o ano todo. A cobertura de nuvens permite que a vegetação obtenha a umidade e a retenha em um processo chamado “precipitação horizontal”. Esse processo permite que florestas nubladas floresçam mesmo nas estações mais secas. As florestas nubladas também retêm a água da neblina e das nuvens (que não caíram como chuva), de modo que, em alguns casos, essa filtragem de nuvens é responsável por metade da precipitação anual que ocorre em florestas nubladas.

Vale destacar que as florestas nubladas são muito importantes no ecossistema, já que elas fornecem grandes quantidades de água que podem promover o abastecimento de milhões de pessoas com água limpa e fresca. A filtragem de nuvens que acontece através delas aumenta a água do solo e da superfície. Para se ter uma ideia, a floresta nublada do Parque Nacional La Tigra, nas montanhas de Honduras, ocupa uma área de apenas 18km², mas é responsável por fornecer aproximadamente 40% de toda a água usada na capital do país, Tegucigalpa, que conta com cerca de 1,25 milhão de habitantes.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário com a gente!