Se você já viu caranguejos se movendo ao longo da costa de mares ou até mesmo de rios, muito provavelmente você já deve ter notado que eles se movem de uma forma bem diferente se comparados aos outros animais. Em vez de andar para a frente, eles se movem rapidamente para os lados através de agitados movimentos com as suas múltiplas pernas. Mas afinal, por que os caranguejos apresentam esse estilo de locomoção tão incomum?

Basicamente, os caranguejos andam de lado pela mesma razão que os humanos andam para a frente: porque essa é a melhor forma de locomoção que a estrutura dos seus corpos permite. Por exemplo, os seres humanos têm joelhos que se inclinam para a frente, portanto, é natural que andemos para a frente a cada passo que damos. Por outro lado, os caranguejos têm múltiplas pernas que ficam localizadas bem nas laterais dos seus corpos, praticamente impossibilitando essas criaturas de andarem para a frente de uma forma eficaz. Além disso, as articulações das suas pernas se dobram para fora. Por isso, graças a este design particular dos seus corpos, é muito mais eficiente e natural para eles se moverem de lado.

por que os caranguejos andam de lado 1

No entanto, é importante deixar claro que nem todos os caranguejos se movem lateralmente como muita gente imagina. Existem algumas espécies que podem andar para a frente sem grandes problemas, muito por conta do fato de que seus corpos são moldados de uma maneira que os torna mais achatados e com pernas com curvaturas menos acentuadas. Exemplos destes caranguejos incluem os da espécie Libinia emarginata e Mictyris platycheles.

Além disso, vale destacar que a maioria dos caranguejos tem um par de patas dianteiras que são geralmente usadas como uma forma de defesa e até mesmo como um auxiliador na captura de alimentos. Em tese, essas pernas dianteiras até poderiam ser usadas para andar para a frente, mas elas não seriam muito eficientes e consequentemente não permitiriam que o caranguejo se movesse rapidamente. Assim, a maioria dos caranguejos prefere andar de lado, já que eles podem se locomover bem mais rápido desse jeito.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!