De origem indígena e muito popular na Amazônia, a Iara também é conhecida como Mãe d’água. A lenda faz parte do folclore brasileiro. Vamos conhecer um pouco mais dessa história.

A lenda da Iara

Iara significa “aquela que mora nas águas”. Metade mulher e metade peixe, a Iara é uma sereia que vive nos rios da Amazônia.É descrita como uma linda moça, de cabelos pretos e olhos castanhos. Atrai os homens com uma doce melodia. Quem escuta seu canto fica hipnotizado e rendido aos encantos da sereia.

A lenda conta que ela era uma índia guerreira, era muito linda e recebia muitos elogios, tanto por sua beleza quanto por suas habilidades. Ela era filha do pajé da tribo. Seus irmãos tinham demasiada inveja dela, e um dia decidiram matá-la. Numa noite, enquanto dormia, com seu ouvido aguçado de guerreira, Iara percebeu a aproximação dos irmãos. Muito habilidosa, inverteu a situação e conseguiu matá-los.

iara tri curioso 1

Leia também: Você conhece a lenda do Curupira?

Com medo da reação do seu pai, ela fugiu. O pajé colocou vários índios  a procura da filha. Um dia conseguiu encontrá-la. Como punição pelas mortes, o Pajé joga  a filha nas águas do rio. Os peixes do rio ficam penalizados com a situação da linda jovem e resolvem salvá-la, levando-a  até a superfície e transformando-a em um uma bela sereia.

Desde então a Iara habita as águas dos rios amazônicos. Conta-se que ela passa o dia a admirar sua beleza, sentada nas pedras penteando os cabelos com um pente de ouro. Com seu canto, atrai os homens que passam pela beira dos rios. Eles acabam por seguir a sereia até o fundo do rio, e nunca mais voltam. A lenda conta que os poucos que conseguem voltar ficam loucos devido aos feitiços da sereia. Somente um pajé consegue devolver a sanidade a esses homens, retirando o feitiço da Iara.

Você conhecia essa história? Conta pra nós!