As abelhas, esses seres tão pequeninos, são mais importantes do que imaginamos. Vamos descobrir o porquê.

As abelhas

Ela é um inseto parente das formigas, pertence à ordem Hymenoptera da superfamília Apoidea, subgrupo Anthophila. Vivem em colmeias, naturais feita por elas, ou artificiais, feita pelos homens. Dentro de uma colmeia existe a abelha rainha, que é mãe de todas as outras. Essas são as operárias, que chegam a 15000. Elas usam a cera pra construir favos onde armazenam mel e pólen, para alimentar as larvas e também os insetos adultos. Os zangões são cerca de 1500 e sua função principal é fecundar a rainha. O tempo de vida das abelhas é de 28  a 45 dias, com exceção da rainha, que pode viver até cinco anos.

A importância das abelhas

Você sabia que a extinção das abelhas provocaria a extinção humana em quatro anos? A vida desses insetos é crucial para a manutenção do nosso planeta. Elas geram equilíbrio do ecossistema, pois na busca pelo polem, seu principal alimento, elas promovem a polinização de frutas, legumes e grãos. É através da polinização feita pelas abelhas que cerca de 80% das plantas se reproduzem.

abelhas tri curioso

Leia também: Estudo aponta que abelhas ficam totalmente paradas durante eclipse solar total

A existência das abelhas corre risco?

O uso excessivo de pesticidas e agrotóxicos na agricultura, tem colaborado na matança de abelhas. Produtos usados para acelerar o crescimento das plantas têm atrapalhado também a polinização.

A apicultura, que é a criação de abelhas, também tem causado a sua morte. Com a popularização dos apicultores, muitos não respeitam as necessidades desses animais. Retiram seus favos e as deixam sem alimento, elas morrem de fome e má nutrição. Alguns criadores não respeitam a regra de manter uma distância de 800 metros entre cada casa de abelhas. Isso leva as abelhas a entrarem em competição.

tri curioso abelhas

Quando elas se sentem ameaçadas pelos humanos, se defendem usando seu ferrão, isso também leva  a sua morte.

Dito isso, quando pensar em matar esse animalzinho, lembre do tamanho da sua importância tanto para o meio ambiente quanto para nós. Sem elas, a humanidade estará totalmente extinta em quatro anos, é bom lembrar.

Você sabia desses fatos? Conta pra nós!