A Estátua da Liberdade é um gigante monumento localizado na cidade de Nova York, que celebra a liberdade e a amizade entre os povos dos Estados Unidos e da França. Considerado por muitos o maior símbolo em solo americano, essa estátua se tornou um dos pontos turísticos mais populares do mundo, atraindo um grande número de visitantes todos os anos. Que tal conhecer um pouco mais sobre esse ícone novaiorquino?

1. A Estátua da Liberdade foi um presente dado aos Estados Unidos pelo francês Edouard de Laboulaye, que queria celebrar as tentativas bem-sucedidas dos americanos em criar uma democracia e abolir a escravidão.

2. A Estátua da Liberdade deveria ter sido inaugurada em 1876 para celebrar o centenário da declaração de independência dos Estados Unidos, mas os custos da construção e outros obstáculos governamentais atrasaram a sua inauguração em quase 10 anos.

fatos curiosos sobre a estatua da liberdade 1

3. A fim de enviar a estátua da França para os Estados Unidos, ela foi dividida em 350 peças diferentes e reconstruída ao longo de quatro meses depois de ter chegado em solo americano.

4. O nome e a aparência da Estátua da Liberdade foram derivados da deusa romana Libertas, cujo rosto era muitas vezes um símbolo para os escravos libertos.

5. A tocha que Libertas fica segurando foi feita de ouro 24k.

6. A Estátua da Liberdade possui uma tabuleta que registra a data de 4 de julho de 1776, o dia da declaração da independência dos EUA.

fatos curiosos sobre a estatua da liberdade 2

7. Apesar de ser um símbolo da nação americana, a estátua foi projetada pelo francês Frederic Auguste Bartholdi.

8. Quando a estátua foi originalmente montada, ela apresentava uma cor marrom opaca, refletindo a cor natural das placas de cobre usadas em sua construção. Ela ficou verde por conta de um processo natural de intemperismo chamado “oxidação”, que ocorre quando o ar e a água reagem com as placas de cobre.

9. A Estátua da Liberdade é composta por mais de 300 camadas de cobre.

10. Aproximadamente quatro milhões de pessoas visitam a Estátua da Liberdade todos os anos.

fatos curiosos sobre a estatua da liberdade 3

11. Com 92,9 metros de altura, a Estátua da Liberdade é uma das estátuas mais altas estátuas do mundo.

12. A corrente quebrada e o grilhão que se encontra aos pés da estátua chegaram a ser interpretados por alguns como um símbolo do fim da escravidão americana. No entanto, é mais provável que eles simbolizem o fim do domínio europeu no país.

Um dos pontos turísticos mais famosos do mundo, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!