A Primeira Guerra Mundial foi um conflito global com origem na Europa que envolveu mais de 70 milhões de militares. Entre 1914 e 1918, a guerra resultou em mais de 16 milhões de mortes, incluindo 9 milhões de soldados e 7 milhões de civis. Foi uma das maiores e mais mortíferas guerras da história, causando grandes mudanças políticas nos países envolvidos, de modo que algumas das questões não resolvidas da guerra contribuíram para o surgimento da Segunda Guerra Mundial apenas duas décadas depois. Que tal conhecer um pouco mais sobre esse conflito?

1. O assassinato do arquiduque Francisco Fernando não foi a única causa da Primeira Guerra Mundial, mas foi considerado o gatilho que iniciou tudo. O assassinato foi orquestrado por um grupo de nacionalistas sérvios que viviam nos territórios balcânicos pertencentes à Áustria-Hungria, que acreditavam que o lugar onde viviam deveria se tornar parte da nação sérvia. A Áustria-Hungria culpou o governo sérvio e, uma vez assegurados o apoio da Alemanha, declarou guerra à Sérvia. Dentro de uma semana, vários países europeus entraram no conflito, lançando oficialmente a Primeira Guerra Mundial.

2. Uma das razões pelas quais vários países europeus entraram na Primeira Guerra Mundial logo de início foram os acordos de defesa mútua que haviam sido feitos entre várias nações. Os tratados diziam que, se um dos países do tratado fosse atacado, as outras nações eram obrigadas a defendê-lo.

fatos curiosos sobre a primeira guerra mundial 1

3. A guerra começou com a Áustria-Hungria atacando a Sérvia, sendo que uma reação em cadeia logo se sucedeu. A Rússia entrou para defender a Sérvia, a Alemanha entrou para defender a Áustria-Hungria, a França aliou-se à Rússia, a Grã-Bretanha aliou-se à França e à Bélgica e o Japão aliou-se à Grã-Bretanha. Eventualmente, os Estados Unidos entraram na guerra e lutaram com os países aliados.

4. Os modernos lança-chamas foram usados ​​pela primeira vez na Primeira Guerra Mundial pelas forças alemãs em um ataque contra os britânicos. Os primeiros lança-chamas datavam do século V, mas os alemães aperfeiçoaram os projetos que foram usados ​​na guerra.

5. Durante a guerra, enquanto os soldados lutavam nas trincheiras, grupos de mineiros escavavam secretamente túneis a 30 metros do solo para colocar minas abaixo das trincheiras inimigas. Na batalha de Messines, na Bélgica, mais de 900.000 quilos de explosivos foram detonados ao mesmo tempo em 19 túneis, destruindo uma grande parte da linha de frente alemã.

6. Os tanques usados ​​na Primeira Guerra Mundial eram delineados como “masculinos e femininos”. Os tanques masculinos tinham canhões, enquanto os tanques femininos tinham metralhadoras pesadas. Um dos primeiros tanques usados ​​na Primeira Guerra Mundial foi chamado de “Little Willie”, construído em 1915.

fatos curiosos sobre a primeira guerra mundial 2

7. O piloto alemão Manfred von Richthofen foi o mais bem sucedido piloto de caça alemão durante a guerra, sendo conhecido popularmente como “Barão Vermelho” por causa da cor vermelha brilhante de sua aeronave. Ele foi abatido em 1918 enquanto sobrevoava Morlancour, na França, e era considerado um herói na Alemanha.

8. A Primeira Guerra Mundial levou ao desenvolvimento de várias inovações em manufatura, química, comunicações e táticas militares. De fato, foi a primeira vez em que aeronaves foram usadas em batalhas, o que significava que finalmente soldados e civis poderiam ser atacados de cima.

9. Curiosamente, uma trégua temporária de luta foi convocada no dia do Natal de 1914. Nesse dia, a guerra foi deixada de lado e as tropas celebraram os feriados nas trincheiras. Os soldados alemães e britânicos cantaram canções de Natal e até chegaram a desejar Feliz Natal um para o outro em seus idiomas nativos.

10. Durante a Primeira Guerra Mundial, descobriu-se que os pombos eram uma das formas mais confiáveis de enviar mensagens. Por isso, os pombos passaram a desempenhar um papel crucial na guerra, sendo que mais de 100.000 deles foram utilizados. Eles tinham uma incrível habilidade de geolocalização e voavam a uma velocidade tão alta que era quase impossível derrubá-los.

fatos curiosos sobre a primeira guerra mundial 3

11. As baixas sofridas na Batalha de Somme foram as piores da guerra. A batalha durou cinco meses e deixou aproximadamente 1,2 milhão de homens mortos ou feridos.

12. Embora os combates tivessem terminado tecnicamente em 1918, a guerra não terminou de forma oficial até a assinatura do Tratado de Versalhes em 28 de junho de 1919. O tratado foi negociado pelas potências aliadas e redesignou as fronteiras alemãs. Inicialmente, a Alemanha concordou com os termos, mas os planos foram cancelados em 1932, com a ascensão de Hitler ao poder.

E você, já conhecia os eventos que ocorreram na Primeira Guerra Mundial? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!