A Segunda Guerra Mundial foi um conflito que envolveu quase todas as grandes nações do mundo, incluindo todas as grandes potências. Em um estado de “guerra total”, as nações participantes investiram todas as suas capacidades econômicas, industriais e científicas nas batalhas. Consequentemente, houveram baixas civis em massa, destacadas pelo Holocausto e pelos bombardeamentos atômicos de Hiroshima e Nagasaki. Com um número estimado de 50 a 85 milhões de mortos, a Segunda Guerra Mundial é de longe o conflito mais mortal de todos os tempos. Confira abaixo algumas curiosidades sobre esse confronto.

1. Depois de serem derrotados na Primeira Guerra Mundial, os alemães foram forçados a assinar o Tratado de Versalhes de 1919. O acordo era um tanto controverso, já que os termos resultavam na perda de todos os territórios ultramarinos da Alemanha, cedendo terras a seus vizinhos e sofrendo restrições quanto ao tamanho de seu exército. Muitos historiadores acreditam que o dano econômico resultante no país e a humilhação sofrida foram exatamente os fatores que levaram à ascensão de Hitler e consequentemente ao surgimento da Segunda Guerra Mundial.

2. Cinco meses antes das bombas atômicas atingirem o Japão, os EUA lançaram um dos ataques aéreos mais devastadores da história. Em 10 de março de 1945, mais de 100.000 pessoas morreram, um milhão de pessoas ficaram desabrigadas e 40 quilômetros quadrados de Tóquio foram queimados até o chão. No final das contas, mais pessoas foram mortas no bombardeio de Tóquio do que nos bombardeios atômicos de Hiroshima e Nagasaki juntos.

fatos curiosos sobre a segunda guerra mundial 1

3. A maioria dos pilotos kamikazes (que faziam ataques suicidas) acabaram “morrendo em vão”, pois apesar de sua reputação aterrorizante, apenas 1 em cada 9 pilotos desse tipo atingia seus alvos com precisão.

4. Caso você queira uma prova estatística que mostre o quão brutal foi a Segunda Guerra Mundial, basta olhar para a Rússia da época. Cerca de 80% de todos os homens russos nascidos em 1923 morreram ao longo da guerra.

5. O governo alemão nos tempos da guerra foi diretamente responsável pelo assassinato de mais de 12 milhões de pessoas, sendo que 6 milhões eram judeus que foram mortos durante o Holocausto.

6. Tsutomu Yamaguchi foi um japonês que sobreviveu aos dois bombardeios atômicos sofridos pelo Japão ao fim da Segunda Guerra Mundial, em Hiroshima e Nagasaki. Ele morreu em 2010 aos 93 anos de idade, vítima de um câncer de estômago.

fatos curiosos sobre a segunda guerra mundial 2

7. Durante a Segunda Guerra Mundial, dois médicos poloneses salvaram cerca de 8.000 judeus do Holocausto ao inventar uma epidemia de febre tifoide. As forças armadas alemãs, com medo de pegar a doença, optaram por não entrar em contato com os judeus.

8. A suástica é um antigo símbolo religioso derivado de uma cruz em forma de gancho que era usada pelas civilizações antigas como um símbolo de fertilidade e boa sorte. No entanto, os nazistas decidiram usá-la para as suas próprias intenções.

9. Durante a Segunda Guerra Mundial, as estatuetas do Oscar foram feitas de gesso pintado devido a uma escassez de metal.

10. A arma de artilharia mais poderosa usada na Segunda Guerra Mundial recebeu o nome de “Karl”, em homenagem ao seu criador, Karl Becker. A arma maciça poderia disparar um projétil de 2,5 toneladas por mais de 4 km e era capaz de penetrar até em paredes de concreto extremamente grossas.

fatos curiosos sobre a segunda guerra mundial 3

11. O serviço secreto americano chegou a tentar colocar hormônios femininos na comida de Hitler para “feminizá-lo”. Os agentes americanos planejavam colocar doses de estrogênio em sua comida, já que espiões que trabalhavam para os britânicos estavam perto o suficiente do Fuhrer para ter acesso ao seu alimento. Bizarro, não?

12. A rendição alemã aos aliados ocidentais e a União Soviética aconteceu entre o final de abril e início de maio de 1945, acabando com a guerra. Nesse período, o ditador alemão Adolf Hitler se suicidou juntamente com Eva Braun, sua companheira com quem havia se casado há menos de 40 horas antes do suicídio.

Já conhecia alguma dessas curiosidades? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!