O Brasil já esteve presente em diversas guerras, tanto em conflitos internos quanto em grandes conflitos internacionais.  Vamos conhecer as guerras que nosso país lutou.

  • Primeira Guerra Mundial

As principais potências da época participaram do conflito, que durou quatro anos: de 1914 até 1918. Em 1917, o Brasil teve seus navios mercantes afundados por submarinos alemães. Em 27 de outubro desse mesmo ano o Brasil declarou guerra contra a Alemanha. A Marinha organizou uma esquadra para patrulhar o Oceano Atlântico. Foi assim que começou a participação do nosso país na guerra. A esquadra foi enviada para a guerra, porém quando chegou em Gibraltar, um território britânico ultramarino, foi informada no dia seguinte que a guerra tinha chegado ao fim. O Brasil enviou então uma equipe médica para ajudar os feridos na França. Mesmo com a participação breve no conflito, essa participação proporcionou crescimento das indústrias e aumento das exportações de matérias primas.

brasil guerra tri curioso

  • Segunda Guerra Mundial

A Força Expedicionária Brasileira partiu em 1944 rumo a Nápoles onde foram integrados ao 5º Exército Americano. Participaram das batalhas de Camaiore, Monte Castelo, Castelnuovo, Montese e Fornovo. A Marinha Brasileira também teve participação durante os conflitos, fazendo cobertura com mais de 3 mil navios mercantes. Os soldados ficaram onze meses na Itália. Houveram mortes de 451 soldados, entre eles oito pilotos da Força Aérea Brasileira. O Brasil foi o único pais da América Latina a participar da Segunda Guerra Mundial.

feb tri curioso

Leia também: Você sabe o que foi a Guerra dos Farrapos? 

  • Guerra do Paraguai

Considerado o maior conflito ocorrido na América do Sul. Brasil, Argentina e Uruguai se uniram para formar a Tríplice Aliança e lutar contra o Paraguai. Essa guerra durou seis anos, de 1864 a 1870. O confronto destruiu a economia do Paraguai e teve a vitória dos Aliados.

  • Guerra da Cisplatina

Foi uma disputa entre o Império Brasileiro e as Províncias Unidas do Rio da Prata (atualmente Argentina e Uruguai) pela posse da Província Cisplatina (atualmente Uruguai). Ocorreu entre 1825 e 1828. Apesar de fortemente armado, o exército brasileiro perdeu a disputa pelo território.

Guerra Cisplatina tri curioso

  • Guerra dos Farrapos

Movimento separatista que fundou a República Rio-Grandense, ocorreu de 1835 a 1845. Foi combatido pelo exército do Império Brasileiro, que fez os farrapos aceitarem a “paz honrosa” e acabar com a guerra.

Você conhecia esses fatos? Conta pra nós!