Curiosidades

Você sabia que unicórnios existiram?

Eles geralmente são tratados como criaturas fofas, maior parte das vezes, são descritos como uma espécie de cavalo branco com um chifre no meio da testa. Os unicórnios são de fato criaturas que despertam nossa curiosidade e chamam bastante atenção, principalmente daqueles que amam mitologia. Você já imaginou se eles existissem? Pois pode imaginar, porque eles realmente existiram e chegaram a conviver com os humanos.

Antes de tudo, é preciso que você esqueça todas as referências que você tem de como pode se parecer um unicórnio. Essas criaturas foram nomeadas pelos cientistas como  Elasmotherium sibericum, ou traduzindo, Unicórnio siberiano. Muitos acreditavam que eles teriam sido extintos a mais de 350 mil anos atrás, mas em 2016 cientistas descobriram um crânio bastante preservado da espécie. Depois de alguns estudos, concluiu-se que a espécie viveu por aqui até mais ou menos 29 mil anos atrás, o que significa dizer que a raça humana chegou a conviver com eles. Os unicórnios siberianos eram bastante semelhantes com os rinocerontes que temos nos dias de hoje e podiam chegar a 2 metros de altura e 4,5 metros de comprimento, o animal era bem grande.

Acredita-se que a região sul da Sibéria Ocidental serviu de refúgio para os animais e que alguns viviam migrando por diversas regiões. Só o chifre do “animalzinho” media 1 metro e seu peso podia chegar até 60 kg, seu peso total era de meros 3.600kg, além de grande, era bastante pesado. Apesar de todo esse tamanho e peso, os unicórnios siberianos eram provavelmente herbívoros. O fóssil descoberto em 2016 era de um macho da espécie e tinha idade avançada, os pesquisadores não conseguiram descobrir a cauda da morte dele.

O motivo da extinção dos unicórnios ainda é um mistério nos dias de hoje, pesquisadores continuam estudando o caso na esperança de obter uma resposta que pode até mesmo ajudar a salvar algumas outras espécies de animais que correm risco de extinção devido a alterações climáticas e catástrofes ambientais.

Gostou do assunto de hoje? Comenta e compartilha esse post!

Leia Também: