Curiosidades, Saúde

Por que esquecemos de coisas?

Por que esquecemos de coisas?

As lembranças são bastante importantes para nós, algumas são tão especiais que não queremos esquecer. Muitas vezes temos algo para contar a alguém, ou temos uma prova pra fazer, ou até mesmo temos que lembrar o nome de alguma medicação, mas e quando esquecemos? Ficamos bastante nervosos, principalmente quando acontece em questão de segundos, mas você sabe porque e como isso acontece? É o que vamos descobrir hoje!

Dentre tantas funções que o nosso cérebro têm, está entre elas guardar as lembranças, sejam boas, ruins ou simplesmente lembranças do dia-a-dia. Apesar de ter essa função, nosso cérebro “salva” apenas coisas importantes em nossa memória, principalmente porque não há como armazenar uma quantidade imensa de informações. Conforme nossa atenção e concentração, ele começa a selecionar o que é mais importante. Pessoas que não comem bem, são sedentárias, usam algum tipo de droga, ingerem bebida alcoólica e até principalmente as pessoas com Alzheimer possuem uma memória mais enfraquecida e o cérebro começa a armazenar menos informações que o normal.

Nos últimos anos, a psicologia cognitiva afirmou que existem 2 tipos de memória, a memória  a curto prazo, ou memória de trabalho que é a que usamos no nosso dia-a-dia e serve para guardar as lembranças que podem ser passageiras, e a memória de longo prazo que guarda informações, experiências e aprendizados que levamos para a nossa vida inteira. Muitas vezes quando esquecemos de algo em um curto espaço de tempo é porque nos distraímos com algo, ou o nosso cérebro começou a processar alguma outra informação, como por exemplo, ter lembrado de algo que devíamos fazer.

Cuidar da bem da nossa saúde, além de ler bastante e exercitar o nosso cérebro nos ajuda a ter uma memória melhor e mais saudável, assim nossas memórias não ficam vagando por aí e conseguimos deixá-las armazenadas por um longo período de tempo.

Gostou do assunto de hoje? Comenta e compartilha esse post!

Leia Também: