Curiosidades

Por que os cachorros não devem comer chocolate?

Assim como os humanos, os cachorros também adoram comer, sendo que a maioria deles gosta de comer mais do que apenas a ração seca que você pode dar na hora do jantar. No entanto, os veterinários costumam alertar para a necessidade de limitar a quantidade de comida humana que damos aos cães, já que alguns alimentos humanos simplesmente não são bons para os cães comerem. Um bom exemplo disso é o chocolate, que apesar de ser algo muito bom para nós, pode ser bastante prejudicial para os nossos amigos caninos. Mas afinal, o que o chocolate tem que o torna potencialmente tóxico para os cachorros?

Muitas pessoas acreditam que o chocolate é ruim para os cães por conta da presença de cafeína em sua composição. Mas apesar do chocolate até possuir quantidades pequenas de cafeína, é uma outra substância similar que é a verdadeira causadora do problema: a “teobromina”. A teobromina é um alcaloide que age como um estimulante assim como a cafeína. Os cães, no entanto, não possuem uma enzima específica como os humanos que consiga quebrar a teobromina. Como resultado, ela pode superestimular os sistemas nervoso central e cardiovascular dos cachorros, levando ao aumento da sua pressão arterial e ao aparecimento de sintomas como vômitos, desidratação, dores abdominais, convulsões e até a morte, em casos mais complexos.

Se o chocolate vai realmente prejudicar ou não o seu cão, depende de vários fatores, incluindo o tipo de chocolate consumido e o tamanho do animal. Em geral, os cães maiores podem comer maiores quantidades de chocolate sem grandes problemas, enquanto uma pequena quantidade de chocolate pode afetar um cão muito pequeno. Além disso, certos tipos de chocolate contêm mais teobromina do que outros. Como regra geral, quanto mais escuro for o chocolate, mais teobromina ele terá. Por isso, o chocolate branco e chocolate ao leite contêm menos teobromina.

No entanto, para não correr nenhum risco, recomenda-se não dar nenhuma quantidade de chocolate para os cães. Claro que isso nem sempre é fácil, já que esses animais conseguem nos enfeitiçar com seu olhar melancólico. Mas mesmo assim é importante fazer um esforço, afinal é a vida do seu animalzinho que pode estar em jogo.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!

Leave a Comment

Matérias Recentes

“Vim, vi, venci”: a verdade por trás da famosa frase de Júlio César

A frase "Vim, vi, venci" é uma versão em latim da famosa declaração atribuída a…

6 horas atrás

5 curiosidades marcantes da história do Oscar

1. **Primeira Cerimônia**: A primeira cerimônia do Oscar foi realizada em 16 de maio de…

1 dia atrás

Conheça Rope Daddy, o buldogue francês avaliado em 120 mil dólares

O buldogue francês de alto valor. Parece que a sua raridade e características genéticas únicas,…

2 dias atrás

Eventos dos eSports ganham atenção de apostadores e espaço nas casas de apostas

Os eSports alcançaram níveis altos de popularidade no Brasil. Hoje, os brasileiros significam uma porcentagem…

2 dias atrás

4 rios escondidos embaixo de cidades

Existem muitos rios que correm sob cidades ao redor do mundo. Aqui estão quatro exemplos…

3 dias atrás

O Futuro da Saúde: Telemedicina e Monitoramento Remoto de Pacientes

Nos últimos anos, o cenário da prestação de serviços de saúde passou por uma transformação…

3 dias atrás