Amanhã oficialmente começam as comemorações do Carnaval em nosso país e é claro que isso traz a nós inúmeras curiosidades… Afinal, qual é a origem do Carnaval? Você sabe?

Pois bem, o Carnaval é fruto de uma união de comemorações realizadas por egípcios, hebreus, gregos e romanos na antiguidade. Essas comemorações ocorriam em geral para agradecer as grandes colheitas e também para louvar seus deuses. Historiadores afirmam que a maior probabilidade é que o feriado derive das festas saturnais que eram realizadas em Roma para louvar ao deus Saturno, o deus da agricultura. Neste período era comum que as escolas fechassem e que os escravos fossem libertos para celebrar.

Eles preparavam até mesmo ‘carros alegóricos’ que carregavam homens e mulheres nus, neste período o nome era carrum navalis que significa carro naval. Existe uma grande possibilidade do nome Carnaval surgir justamente da união dessas palavras. Porém, a maioria dos pesquisadores afirmam que carnaval vem da expressão latina carnem levare cujo significado é ‘retirar da carne’. Ela deriva da era medieval quando as festividades pagãs foram trazidas pela Igreja Católica, sendo o dia de Carnaval o último dia livre antes do período de restrição da quaresma.

como surgiu carnaval tricurioso

Caso você não saiba, é no período da quaresma – 40 dias que antecedem o domingo de Páscoa – onde é proibido consumir carne. Para saber quando será a festa da folia, basta descobrir qual será o primeiro domingo após a primeira Lua Cheia de outono, este será o domingo de páscoa. Então conte 46 dias para trás (40 referentes a quaresma mais 6 que compõe a Semana Santa) para chegar a famosa Quarta-Feira de Cinzas.

Incrível, não é mesmo? Comente!