Amanhã começa oficialmente o carnaval e nessa época é comum que os prefeitos das cidades passem a chave para o Rei Momo, um dos mais populares símbolos carnavalesco. Mas você sabe qual a origem desse personagem? É o que iremos descobrir hoje aqui, então vamos nessa.

Segundo a Mitologia Grega, Momo seria uma das filhas da deusa Nix que é a personificação da noite. Uma das principais características de Momo era a reclamação, ela nunca se agradava de nada. O Rei Momo, conhecido como o rei do carnaval que temos nos dias de hoje surgiu primeiramente na Espanha, ele personifica a ironia e o sarcasmo. No Brasil ele foi adaptado para ser uma figura carnavalesca e por aqui, surgiu primeiro no carnaval carioca como um boneco de papelão que foi esculpido pelo artista Hipólito Colomb, depois foi se espalhando para as demais regiões.

rei momo tricurioso2

Em 1934, o jornal “A Noite” resolveu passar o Rei Momo para carne e osso com a intenção de animar ainda mais as comemorações do carnaval. Naquela época, o escolhido para ser o primeiro Rei Momo em vida foi Moraes Cardoso que trabalhava na redação do jornal como cronista turfe. Durante 15 anos, Cardoso foi coroado como Momo, participou até o seu falecimento dos carnavais cariocas. Como disse acima, é comum que nessa época do ano os prefeitos passem a chave para momo, como sinal de que nesse período quem irá  governar não é o prefeito, mas sim, Momo. Essa tradição surgiu também primeiro no Rio de Janeiro, onde no começo, durante o evento, muitos gritavam “Vive le Roy!” e “Evoé Momo!”

Nos dias de hoje, em todos os estados ocorrem eleições para decidirem quem irá ser o Rei Momo durante o carnaval do ano. Para participar da votação, o candidato precisa ser simpático, gostar bastante de carnaval, esbanjar alegria e pesar no mínimo 120 quilos.

Gostou do assunto de hoje? Compartilha e comenta esse post!