Com a chegada do Carnaval, é extremamente provável que você esteja neste momento se dirigindo para a praia mais próxima, não é mesmo? Porém, praia é praticamente um sinônimo para protetor solar e com ele vem o termo FPS. Mas afinal, o que será que ele significa?

FPS ou Fator de Proteção Solar é aquele número que fica na frente de todas as embalagens de filtro solar e que auxilia você na hora da escolha do que comprar. Porém, ao contrário do que você pode pensar, FPS não significa a quantia de raios solares que são inibidos pelo produto. Na verdade, o número é correspondente ao tempo em que o filtro manterá sua pele protegida! Por essa você não esperava, não é mesmo?

É como dizem, um protetor FPS bloqueia cerca de 95% dos raios enquanto um protetor FPS 100 protege 99%. A diferença é muito pequena, principalmente se você considerar o preço dos produtos e sua mudança radical conforme mais alta a fatoração. Porém, a diferença está justamente na palavra ‘TEMPO’. Veja bem, sem proteção sua pele leva cerca de 10 minutos para sofrer os efeitos do Sol em um dia de radiação ultravioleta comum. Agora, se você utilizar um produto FPS 15, este tempo é aumentando em exatas 15x, o que significa que você poderá ficar exposto por 150 minutos antes de ter os feitos do Sol em sua pele. Já um protetor FPS 30 aumenta em 30x, chegando a 300 minutos de proteção. Aposto que você não sabia disso, hehe. Ao final deste tempo, você reaplica e continua seguro.

o que significa fps tricurioso 1

Porém, é importante lembrar que esta proteção só é garantida se você passar a quantia certa, sendo ela a de 2 gramas a cada centímetro quadrado da pele. O que? Eu sei, é confuso e para facilitar os dermatologistas possuem um truque. Use a quantia que caiba em uma colher de chá para o rosto, duas colheres de chá para colo e costas, uma para cada braço ou perna. Facilitou, não é mesmo? Também é importante passar o produto de 15 a 30 minutos antes de sair ao Sol para garantir a proteção. Além disso, mesmo que você use uma fatoração alta, é importante reaplicar a cada duas horas já que o suor e a água são fatores que podem diminuir a eficácia do produto.

Legal, não é mesmo? Comente!