Se você já observou uma teia de aranha de perto, já deve ter notado o quão complexa é a sua estrutura. Apesar dos seus fios de seda parecerem frágeis, eles na verdade são surpreendentemente fortes e muito flexíveis. Mas afinal, por que as aranhas tecem teias?

A principal razão pela qual as aranhas tecem teias é garantir o seu alimento. Quando um inseto, como uma mosca, voa para uma teia de aranha, ele fica preso nos seus fios pegajosos. Quando a aranha percebe que tem uma criatura presa nos fios pegajosos de sua teia, ela se aproxima do inseto e usa suas presas para injetar veneno. O veneno mata ou paralisa o inseto, permitindo que a aranha desfrute do seu jantar em paz.

As teias de aranha são bastante elaboradas. É interessante pensar que as aranhas não “aprendem” a fazer tais padrões geométricos complexos, pois isso é algo totalmente instintivo para elas. Ou seja, elas já nascem sabendo como fazê-las. Quando uma aranha começa a tecer a sua teia, ela libera um fio de seda e logo ancora o fio a algum objeto para servir de apoio, como um galho, um canto de um quarto, um batente de porta ou qualquer outro lugar onde ela deseja construir a sua teia. Conforme ela se move para frente e para trás, ela adiciona mais fios à sua estrutura, fortalecendo a teia e criando um padrão que a deixa ainda mais confiável.

por que as aranhas fazem teias 1

A seda usada pelas aranhas para criar as teias é produzida através de substâncias secretadas por glândulas ligadas às fieiras da aranha. As fieiras são órgãos especiais que permitem que a aranha decida que tipo de linha ela precisa para tecer a sua teia. Os fios de seda podem ser grossos ou finos, secos ou pegajosos, frisados ou lisos. Vale destacar que os fios que uma aranha usa para construir sua teia geralmente começam com uma estrutura relativamente líquida, mas tendem a secar rapidamente no ar.

É importante deixar claro que nem todas as aranhas usam as suas teias para obter comida, apesar dessa ser a sua principal função na maioria dos casos. Isso acontece porque algumas aranhas preferem perseguir diretamente as suas presas, em vez de criar uma estrutura engenhosa de seda. Por outro lado, algumas espécies de aranhas preferem jogar as suas redes pegajosas diretamente nas suas presas quando elas se aproximam o suficiente.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!