Apesar da natureza ostentar um grande número de criaturas bonitas e adoráveis, ela também carrega consigo alguns seres vivos bastante desagradáveis. Um bom exemplo disso são os besouros fedorentos, que são capazes de emitir um odor extremamente incômodo por longas distâncias. Mas afinal, por que esses besouros fedem tanto?

A maioria dos besouros fedorentos fazem parte da família dos insetos Pentatomidae. A espécie mais comum é a Nezara viridula, que é conhecida no Brasil como “maria-fedida” ou como “percevejo-fedorento” em Portugal. Esses besouros são nativos da China, Japão, Coreia e Taiwan e acredita-se que eles tenham se espalhado pelo mundo ao ficarem escondidos em caixas de embalagem usadas no transporte marítimo de produtos. Hoje, essas criaturas são consideradas pragas agrícolas, já que costumam se alimentar de plantações cultivadas para o consumo humano.

por que alguns besouros fedem tanto 1

Mas então, por que eles são tão fedorentos? Bem, todo esse fedor é resultante do fato de que esses besouros têm glândulas fedidas na parte inferior de seus corpos, entre o primeiro e o segundo par de pernas. Estas glândulas liberam um odor extremamente desagradável como um mecanismo de defesa quando o besouro se sente ameaçado ou quando ele está lesionado, semelhante a como o gambá se defende. Curiosamente, muitas pessoas afirmam que o cheiro liberado por alguns besouros fedorentos é semelhante a uma versão muito mais forte do cheiro de coentro, tão forte que chega a ser extremamente desagradável.

Além de fedorento, esses besouros também costumam causar grandes problemas para os agricultores. Enquanto alguns insetos (como as abelhas) até são úteis para os agricultores, os besouros causam grandes estragos nas plantações de frutas e vegetais. Por exemplo, o percevejo-marrom-da-soja geralmente se alimenta de uma grande variedade de frutas e hortaliças, incluindo maçãs, cerejas, pêssegos, framboesas, peras, vagens e soja. Quando a estação de plantio acaba, esses percevejos muitas vezes invadem as casas próximas, procurando abrigo em áreas quentes. Desse modo, quando entram em uma casa, eles geralmente hibernam para sobreviver no inverno.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário com a gente!