Curiosidades

Será que é realmente possível morrer de medo?

Quando passamos por uma situação desgastante ou estressante, é comum dizermos que estamos “morrendo de medo” ou coisa parecida. Obviamente, geralmente falamos isso no sentido figurado, apenas para dar uma ênfase no tipo de situação adversa que vivenciamos. No entanto, será que é realmente possível uma pessoa “morrer de medo”?

Por mais incrível que pareça, é realmente possível uma pessoa vir a morrer de medo, apesar de uma situação desse tipo ser extremamente rara. Segundo o neurologista Martin A. Samuels, quando uma pessoa fica assustada com alguma coisa, uma reação em cadeia no seu corpo logo entra em ação. A adrenalina é liberada, fazendo com que o coração bata mais rápido e envie mais sangue para os músculos, o que consequente faz com que a pessoa se torne temporariamente uma” versão mais forte e mais rápida de si mesma”. Esse processo certamente seria de grande ajuda para os seres humanos primitivos, mas no mundo moderno existe uma grande desvantagem em acelerar o sistema nervoso dessa forma.

Em grandes doses, a adrenalina não é nada boa para o nosso corpo. Na verdade ela é um tanto “tóxica”. Segundo Samuels, a adrenalina atinge os receptores nas células do músculo cardíaco, o que faz com que o sistema que regula o ritmo do coração fique sobrecarregado. Consequentemente, o coração não consegue bombear sangue de forma adequada, causando uma parada cardíaca.

No entanto, é importante deixar claro que o medo não é a única coisa que pode desencadear tais reações. Até mesmo as emoções de momentos felizes são capazes de causar efeitos semelhantes. Mas vale destacar que as pessoas correm um risco maior de morrer de medo (ou de felicidade) se já existirem certos nos seus sistemas cardiovasculares. Uma pessoa que vive com um estreitamento de 50% das artérias pode nunca sentir quaisquer sintomas, mas uma rápida desestabilização dos níveis de adrenalina no corpo já é capaz de causar a formação de um coágulo sanguíneo e consequentemente causar o bloqueio total das artérias.

Interessante, não é mesmo? Compartihle o post e deixe o seu comentário!

Leave a Comment

Matérias Recentes

5 curiosidades marcantes da história do Oscar

1. **Primeira Cerimônia**: A primeira cerimônia do Oscar foi realizada em 16 de maio de…

12 horas atrás

Conheça Rope Daddy, o buldogue francês avaliado em 120 mil dólares

O buldogue francês de alto valor. Parece que a sua raridade e características genéticas únicas,…

1 dia atrás

Eventos dos eSports ganham atenção de apostadores e espaço nas casas de apostas

Os eSports alcançaram níveis altos de popularidade no Brasil. Hoje, os brasileiros significam uma porcentagem…

2 dias atrás

4 rios escondidos embaixo de cidades

Existem muitos rios que correm sob cidades ao redor do mundo. Aqui estão quatro exemplos…

3 dias atrás

O Futuro da Saúde: Telemedicina e Monitoramento Remoto de Pacientes

Nos últimos anos, o cenário da prestação de serviços de saúde passou por uma transformação…

3 dias atrás

10 comidas de rua japonesas que vão te deixar com água na boca

A culinária de rua japonesa é rica em sabores e variedades. Aqui estão 10 deliciosas…

4 dias atrás