Há alguns anos era comum que todos nós tivéssemos o famoso extintor de incêndio embaixo do banco do carro para utilizar em caso de emergência… porém, este artigo desapareceu nos últimos anos e muitos de vocês podem ainda se perguntar: Será que é obrigatório ter extintor de incêndio no carro?

Há três anos o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) ordenou que todo carro que tivesse mais de 10 anos precisariam trocar de extintor (do modelo BC para ABC), o que causou histeria e preços superfaturados da peça, além disso levantou discussões sobre sua efetividade. Segundo dados da AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva) de 2016 dos dois milhões de acidentes ocorridos que foram cobertos por seguros, apenas 800 deles incendiaram e destes, apenas 24 utilizaram o extintor.

extintor de incendio carro tricurioso 1

O Denatran também entrou na discussão afirmando que as inovações tecnológicas utilizadas nos automóveis possuem maior segurança em caso de incêndio, o corte automático de combustível em caso de colisão é um bom exemplo do que a engenharia tem feito por nós. Então, comprovando-se ser praticamente inútil, a obrigatoriedade de ter extintor foi abolida pelo Contran.

Ou seja, NÃO! Até o momento, ainda não é obrigatório o uso de extintor de incêndio nos carros, sendo assim, é apenas opcional. Gostou? Comente!