A Boeing e a Embraer, duas gigantes da aviação comercial, anunciaram um acordo: a empresa americana vai pagar US$ 3,8 bilhões por 80% da associação com a empresa brasileira. A Embraer é a terceira maior exportadora do Brasil, está atrás apenas da Vale e da Petrobras, e uma das maiores fabricantes globais de jatos.

O acordo comercial

A sociedade vai criar uma terceira empresa: uma sociedade dedicada a fabricação de jatos comerciais. Essa empresa vai será liderada por uma equipe de executivos, com sede aqui no Brasil. A Boeing terá o controle de gestão e operacional da nova empresa.

A negociação só deve ser concluída no fim de 2019. Ela precisa ser aprovada pelo governo brasileiro e pelos acionistas. A Embraer é uma empresa privada, foi privatizada em 1994 no governo de Itamar Franco, porém o governo brasileiro tem uma “golden share” (ação de ouro) na empresa. Isso lhe dá poder de veto, de tomar decisões ou de impor precondições nos acordos.

embraer boeing tri curioso

Leia também: Qual avião possui a maior capacidade do mundo?

A nova sociedade vai englobar a maior parte das atividades da Embraer: a aviação comercial. Com o acordo, as empresas estarão aptas a oferecer uma linha complementar de aeronaves de passageiros de 70 a mais de 450 assentos. Também oferecerá aviões de carga, oferecendo produtos e serviços de ato nível para atender melhor os clientes a nível global. A união prevê economizar cerca de US$ 150 milhões até o terceiro ano em operação.

O que esperar da sociedade

O acordo deve aumentar o potencial de vendas da empresa brasileira, aumentar a produção, gerar mais empregos e renda. Deve também aumentar os investimentos e exportações, deixando a empresa mais valiosa para clientes, acionistas e funcionários. O acordo vai fortalecer as duas empresas e suas posições de liderança no mercado mundial.

E você, o que acha dessa parceria? Conta pra nós!