Imagine ser capaz de alcançar a janela do segundo andar sem nem mesmo precisar ficar na ponta dos pés. Pois bem, essa é a vida das girafas, as criaturas mais altas do reino animal. O seu pescoço longo pode atingir até 3 metros de comprimento, o que significa que ele corresponde a quase metade da altura total do animal. Mas afinal, por que as girafas têm um pescoço tão comprido?

Existem algumas teorias que ajudam a explicar por que as girafas têm pescoços tão longos. Alguns cientistas acreditam que essa seja uma simples questão de seleção natural, resultante da competição por comida. As girafas partilham o seu habitat com muitos outros animais, que geralmente possuem pescoços mais curtos. Como essas criaturas de pescoço mais curto acabam escolhendo a comida localizada em um nível mais baixo, os pescoços das girafas permitem que elas alcancem alimentos e nutrientes que outros não conseguem. Isso se torna especialmente importante para a sobrevivência em habitats onde os alimentos podem se tornar escassos e onde os períodos de seca são bastante comuns. Essas criaturas até podem se alimentar perto do solo, mas pesquisas mostram que elas dão preferência aos alimentos “nas alturas”.

por que as girafas tem o pescoco comprido 1

Além disso, as girafas do sexo masculino geralmente usam os seus longos pescoços para brigar entre si. Quanto mais longo e grosso for o seu pescoço, maior a probabilidade da girafa vencer uma briga. Consequentemente, os machos que são bem sucedidos em brigas são mais propensos a encontrar parceiras e produzir descendentes. Algumas pessoas também sugerem que os longos pescoços das girafas também servem como uma espécie de sistema de alerta, permitindo-lhes identificar os predadores que se aproximam. No entanto, a maioria dos biólogos afirma que essa teoria não é muito plausível, já que eles suspeitam que seria possível ver muitos animais com pescoços longos se essa fosse uma vantagem real e uma forma útil de autoproteção.

Vale destacar que esses animais têm muito poucos predadores. Além dos humanos, as girafas são caçadas apenas por leões e crocodilos. Quando necessário, as girafas se defendem com um chute muito poderoso (e mortal) e correm a uma velocidade que pode chegar até 50 km/h.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!