Os elefantes são animais que conseguem se destacar facilmente entre todos os outros. Eles são os maiores animais terrestres e também são famosos por suas trombas com inúmeras utilidades, podendo ser usadas ​​para cheirar, cavar, se comunicar com outros elefantes, pegar comida e água, etc. No entanto, existe uma outra característica do seu corpo que chama bastante atenção: as suas orelhas gigantes. E você sabia que elas desempenham uma função bastante específica no corpo dessas enormes criaturas?

Curiosamente, a principal função desempenhada pelas grandes orelhas dos elefantes é a regulação da temperatura corporal. No interior das orelhas de um elefante, é possível encontrar uma rede de vasos sanguíneos minúsculos. A pele do ouvido é muito fina e os vasos sanguíneos ficam muito próximos da superfície. Desse modo, quando a temperatura do sangue do elefante é maior que a temperatura do ambiente, o calor é liberado pelas suas orelhas. Algo semelhante  acontece quando você segura um cubo de gelo na palma da sua mão por muito tempo. Inicialmente, você até pode pensar que o cubo de gelo está deixando a sua mão fria, mas na realidade é o calor da sua mão está fazendo o cubo de gelo se tornar mais quente, consequentemente derretendo-o.

por que os elefantes tem orelhas grandes 1

No entanto, é importante destacar que os vasos sanguíneos que liberam calor não são a única função útil das orelhas gigantes dos elefantes. Elas também agem como uma espécie de ventilador natural. À medida que os elefantes batem as suas orelhas para trás e para a frente, essa movimentação acaba criando uma leve brisa que pode acelerar o processo de resfriamento do seu corpo. Para se ter uma ideia, as orelhas de um elefante podem esfriar o seu corpo em até 5° Celsius, o que pode ser de grande ajuda em dias muito quentes.

As orelhas de um elefante-africano podem ter 1,80 m de comprimento e até 1,20 m de largura. Os elefantes-asiáticos, por outro lado, tendem a viver em florestas com sombras, por isso não precisam suportar as mesmas temperaturas extremas que seus primos africanos. Como resultado, os elefantes asiáticos têm orelhas menores que os elefantes africanos. Vale destacar que, em dias quentes, também é possível ver elefantes rolando na lama, mergulhando em lagos ou usando suas trombas como mangueiras para pulverizar seus corpos.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário com a gente!