A cada ano que passa, mais e mais crianças nascem, enquanto outras pessoas vêm a óbito, isso faz com que o número de pessoas no mundo seja controlado, mas sabemos que alguns países já sofrem com a superpopulação. O Brasil está na lista de um dos países mais populosos do mundo, mas você sabe em qual posição ele se encontra? Vamos descobrir hoje aqui e ainda veremos algumas curiosidades.

O IBGE faz todos os anos um levantamento para saber quantos habitantes tem o nosso país e a cada ano o número de brasileiros vai aumentando, o que por um lado surpreende um pouco, já que a população brasileira não está em um de seus melhores momentos por conta do nível de desemprego, mas por outro lado é até compreensível, já que os brasileiros vem arrumando um jeito de driblar a falta de trabalho. No momento em que essa matéria estava sendo escrita, segundo o IBGE, a população do nosso país ultrapassava 209,5 milhões, pra ser mais exato: 209.594.135. O site oficial do instituto possui um contador que leva em conta que o tempo médio para o aumento da população é de 19 segundos.

população do brasil tricurioso1

Até a década de 60, a maior parte da população brasileira vivia nas áreas ruais, atualmente, apenas 16% dos habitantes vivem nessas áreas, enquanto 84% vivem nas cidades. A população brasileira possui muitas outras curiosidades e vamos conhecer algumas delas agora:

  1. Em 2001 a população brasileira era um pouco mais de 172,3 milhões de habitantes;
  2. No ano passado a população do nosso país era de 208,5 milhões de habitantes;
  3. 21,8% dos brasileiros vivem no estado de São Paulo;
  4. 23,8% dos habitantes vivem nas capitais;
  5. 57% dos brasileiros vivem em 5,7% dos municípios do país;
  6. Menos de 1% dos municípios possuem mais de 500 mil habitantes;
  7. A Serra da Saudade que fica em Minas Gerais é o municípios menos populoso do Brasil, o último levantamento feito em agosto de 2018, apenas 786 moradores viviam por lá;
  8. Além de Serra da Saudade, outros 2 municípios possuem menos de mil habitantes, são eles: Borá (SP) e Araguainha (MT);
  9. 14 capitais brasileiras possuem mais de 1 milhão de habitantes;
  10. Os estados mais populosos estão na região sudeste do país, são eles: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro;
  11. O estado menos populoso é Roraima, com 576,6 mil habitantes.
  12. O IBGE estima que até 2047 a população brasileira chegue até 233 milhões e após isso comece a diminuir;

Gostou do assunto de hoje? Compartilha e Comenta esse post!