A escalada de montanhas se tornou um hobby ou talvez até mesmo uma paixão para muitas pessoas nos último anos. Para muitos desses entusiastas, o objetivo final é escalar a montanha mais alta do mundo, o Monte Everest. No entanto, escalar o Monte Everest não é uma tarefa fácil. Encravado na fronteira entre o Nepal e o Tibete, o Monte Everest é extremamente desafiador e requer um conhecimento especial sobre a sua estrutura geológica. Felizmente, existem pessoas nativas da área que podem ajudar alpinistas de todo o mundo a enfrentar a gigante montanha todos os anos. Essas pessoas são chamadas de “sherpas”.

O povo sherpa recebeu esse nome por conta do vocabulário tibetanas e significam “povo do leste”. Eles vivem nas altas regiões montanhosas do Himalaia no Nepal e seus ancestrais eram provavelmente tibetanos nômades e a sua população é estimada em mais de 150.000 pessoas. Como eles vivem na área há centenas de anos, os sherpas são altamente especializados no terreno montanhoso local. Naturalmente, eles também são alpinistas com técnicas avançadas e um preparo físico adequado, o que acabou tornando-os uma escolha perfeita como guias para as primeiras expedições ao Monte Everest.

quem sao os sherpas 1

Na verdade, os sherpas são tão bons como guias de montanha que muitas pessoas se referem a qualquer bom guia de montanha como um sherpa. Tecnicamente, porém, o nome só se aplica ao povo nepalês que vive nessa área há muitos anos. O povo sherpa vive em grandes altitudes por tanto tempo que os seus corpos vieram a se adaptar à vida na área. Isso permite que eles escalem o monte com grande força e resistência. Por essa razão, muitos sherpas carregam cargas pesadas de equipamentos em expedições de montanhismo, enquanto as pessoas que eles guiam concentram-se nos fundamentos da escalada do território desconhecido.

quem sao os sherpas 2

Um dos mais famosos sherpas de todos os tempos foi Tenzing Norgay. Juntamente com Sir Edmund Hillary, ele se tornou uma das primeiras pessoas a chegar ao topo do Monte Everest em 1953. Outro famoso sherpa, Apa Sherpa, alcançou o topo do Monte Everest mais de 17 vezes!

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!