Leônidas foi o rei e general de Esparta de 491 a.C até 480 a.C. Em seu reinado a Grécia foi invadida pelos Persas a mando do rei Xerxes I. Uma de suas ações mais importantes foi a Batalha das Termópilas, onde os gregos resistiram vários dias aos ataques.

O grande feito de Leônidas

Defendendo o desfiladeiro de Termópilas, Leônidas e apenas 7 mil homens, entre eles só haviam 300 espartanos, estavam em menor número. Acredita-se que o exército de Xerxes teria 200 mil homens.  As tropas conseguiram repelir os ataques iniciais. Mas Xerxes, o rei da Pérsia teve ajuda. Auxiliado por Efialtes, um pastor local, descobriu um caminho que contornava o desfiladeiro e cercou o exército grego. As tropas decidiram resistir até o fim.

Leônidas sabendo da traição de Efialtes, dispensou o restante das tropas, mantendo apenas os espartanos. Durante três dias, mataram 20 mil Persas. O rei Leônidas sabia que a morte era certa, mas decidiu morrer lutando. A filosofia dos espartanos não permitia fugas: ou voltava vitorioso para a cidade, ou voltava morto.

batalha das termopilas

No fim, já totalmente cercado por seus inimigos, Xerxes ordena a Leônidas que deponha sua arma e se entregue. Ao que Leônidas responde: “Venham pegá-las!”. Os espartanos foram massacrados, sendo atacados por todos os lados. A cabeça do rei Leônidas foi cortada e seu corpo crucificado.

Ao fim da batalha, os persas invadiram Atenas e esperaram dois meses o inverno passar para continuar a guerra. Quando voltaram a ativa, os espartanos formavam o corpo principal do exército grego. Havia três persas para cada soldado grego. Os persas foram derrotados e expulsos da Grécia.

leonidas tricurioso

Leia também: Quem foi Alexandre, o Grande?

Leônidas e seus valentes 300 soldados foram vingados e se tornaram uma lenda.

A Batalha de Termópilas e a história do rei Leônidas foi retratada no filme 300.

Curiosidades sobre Leônidas

  • Em grego antigo seu nome significa “Filho de Leão” ou “Similar a Leão”.
  • Segundo as lendas, Leônidas era descendente direto de Hércules, o herói grego.
  • Seu nome era respeitado em toda a Grécia, era um rei acima da média em diversos aspectos, principalmente nos militares.

Você conhecia essa história? Conta pra nós!