As formigas são criaturas que podem ser encontradas em praticamente todos os lugares possíveis. Curiosamente, na maioria das suas “viagens”, é possível notar que elas sempre carregam consigo algo que poderá ser usado futuramente como alimento. Mas afinal, o que as formigas realmente comem?

As formigas, assim como os humanos, têm uma dieta incrivelmente diversificada e possuem habilidades sociais altamente sofisticadas, sendo capazes de desenvolver várias maneiras engenhosas de localizar, colher, armazenar e distribuir seus alimentos. De modo geral, essas criaturas podem ser classificadas como seres onívoros, ou seja, se alimentam de praticamente tudo o que tiver disponível. No entanto, cada espécie de formiga tende a preferir um tipo  específico de alimento, de modo que a espécie em questão pode até ser identificada através dos seus hábitos alimentares.

Algumas espécies são predadoras, e portanto matam e comem outros insetos, incluindo outras espécies de formigas e até mesmo pequenos animais. Outros insetos desse tipo tem uma dieta semelhante a de abutres e hienas, pois comem carniça e dão preferência a fontes de proteína mortas ou em decomposição. Por outro lado, algumas podem até ser chamadas de “agricultoras”, já que a formiga-cortadeira, por exemplo, cultiva um fungo ao criar “fazendas” a partir do material vegetal semi-digerido que coletam.

o que as formigas comem 1

No entanto, sejam elas comedoras de carne ou vegetarianas, apreciadoras do sabor doce ou amantes do gosto salgado, quase todas as formigas apresentam características semelhantes na hora de obter o seu alimento. Por exemplo, as operárias sempre saem do ninho com o objetivo de identificar uma fonte de alimento. Assim que descobrem algo do seu gosto, esses trabalhadores voltam para o ninho, deixando um rastro químico para as outras formigas trabalhadoras identificarem. Essas substâncias químicas, conhecidas como feromônios, são exclusivas das formigas em cada tipo de colônia e também servem para marcar o seu território.

Uma vez estabelecida a trilha, as formigas-operárias circulam em turnos, se dirigindo para a fonte de alimento, recuperando comida e retornando ao ninho com tudo o que conseguiram obter, enquanto estabelecem um novo rastro de feromônios para o próximo turno. Curiosamente, esse comportamento alimentar ajuda a explicar por que as formigas costumam ser vistas em longas filas indianas.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!