Bater continência é uma expressão comum em nosso país, porém não é por ser comum que seja efetivamente compreendida por todos e pensando nisso hoje viemos esclarecer: O que é uma continência?

Pois bem, a continência é um gesto militar de saudação e serve como forma de demonstrar respeito e apreço por seus superiores na escala de importância. Além disso, ela também pode ser feita em respeito a subordinados, pares e até mesmo símbolos como a própria bandeira nacional. Para executa-la é preciso estar em pé e movimentar sua mão direita até a cabeça, sempre com a palma da mão para baixo. O gesto executado com a mão esquerda só é aceito em raríssimos casos como, por exemplo, se o soldado estiver segurando seu rifle com a mão direita e o apoiando sobre o ombro. Também é aceita se você estiver manuseando ou operando algum equipamento que exija o uso da mão direita como andar de moto, por exemplo. Por último, caso a mão direita tenha sofrido alguma lesão ou tenha sido amputado, pode ser usada a mão esquerda na hora da continência.

o que e continencia tricurioso 1

Leia também: Como surgiu o aperto de mão?

Como surgiu a continência?

Tudo começou durante a Era Medieval quando os cavaleiros precisavam se identificar aos seus superiores. Neste momento, a parte da frente de seu elmo era levantada para mostrar seu rosto. Perceba que o gesto de erguer esta parte da armadura é semelhante ao ato de bater uma continência. Ainda neste período, se você levantasse o elmo frente a outra pessoa, significava que você desejava Paz e não iria sacar sua arma.

Interessante, não é mesmo? Comente!