O prêmio Nobel é uma premiação de extrema relevância em diversos meios, sendo o sonho de muitas pessoas ao redor do globo. Porém, você sabe quem o criou?

Tudo começou no século XIX quando a família Nobel era quem possuía a maior quantia de capital estrangeiro na cidade de Baku, Azerbaijão, graças a suas inovações no ramo petrolífero do país. Porém, Alfred Nobel faleceu e teve como último desejo expresso em seu testamento de que sua fortuna fosse direcionada para a fundação de um prêmio que deveria recompensar todos os que servem à humanidade. Este testamento foi lido em Estocolmo no dia 30 de dezembro de 1896. Para você ter ideia, 94% de sua fortuna dá base ao famoso prêmio.

Então, a Fundação Nobel nasceu em 29 de junho de 1900 e tinha como função criar o Premio Nobel e administrar toda essa premiação. É importante mencionar que a fundação não é a responsável pela definição dos vencedores, mas sim da administração de tudo isso. Na Suécia, desde 1946 a Fundação Nobel é isenta do pagamento de impostos e para você ter ideia, em 2007 seus ativos atingiram o valor de 3628 milhões de coroas suecas que equivalem a 560 milhões de dólares.

quem criou premio nobel tricurioso 1

Na primeira premiação foram ganhadores do Prêmio Nobel da Paz Frédéric Passy, co-fundador da União Interparlamentar, e Henry Dunant, fundador do Comitê Internacional da Cruz Vermelha. O Prêmio Nobel de Física foi dado a Philipp Lenard por seus raios catódicos e a descoberta do Raio X por Wilhelm Röntgen. O Prêmio Nobel de Química foi dado a Jacobus van ‘t Hoff em função de suas descobertas relacionadas a termodinâmica química. O Prêmio Nobel de Literatura foi dado ao poeta Sully Prodhomme e por último, o Prêmio Nobel de Fisiologia/Medicina foi dado ao fisiologista microbiologista Emil Adolf von Behring que desenvolveu uma antitoxina para tratar a difteria.

Incrível, não é mesmo? Comente!