É comum ouvirmos que o teste de gravidez mais preciso a ser realizado é o de sangue, porém eu sempre fiquei curiosa… Afinal, como meu sangue poderá dizer se estou ou não grávida? É o que iremos descobrir!

O exame para gravidez se chama Beta-hCG, gonadotrofina coriônica humana ou ainda teste imunológico de gravidez. Ele deve ser aplicado quando é necessário o diagnóstico e acompanhamento da gestação normal, gravidez ectópica e também em caso de tumores germinativos – que se desenvolvem nos ovários ou testículos. Este exame pode ser realizado tanto na urina (exame qualitativo que diz apenas positivo ou negativo, pode ser facilmente comprado em farmácias) ou ainda no sangue, que é o objetivo desta matéria.

Os exames de sangue Beta-hCG são quantitativos e capazes de dizer valores exatos relacionados a gravidez. Para realiza-lo são necessárias apenas 4 horas de jejum. Especialistas afirmam que o resultado laboratorial deve ser associado a uma série de sinais e sintomas clínicos para então afirmar a gravidez com toda a certeza. Além disso, resultado negativo exige uma confirmação após 7 dias com uma nova coleta para ter certeza de que não houve um falso negativo.

como funciona exame de sangue gravidez tricurioso

Mas como ele funciona, afinal?

O exame Beta-hCG é capaz de detectar a quantia de hormônio beta-hCG no sangue da paciente, assim dizendo se há gestação ou ainda há quantas semanas ela existe. Esse hormônio é o responsável por formar a placenta e por esta razão só se manifesta quando há gestação. Apenas o exame de sangue é capaz de identificar com precisão a presença e quantia dele no organismo da mulher. Também é possível descobrir quando o bebê foi concebido.

Gostou dessa informação? Comente!