Você já deve ter visto algumas avenidas arborizadas por aí, mas elas certamente não eram tão compridas como a que vamos abordar nesse post. A avenida Nikko Sugi-Namiki Kaido (popularmente conhecida como “Avenida do Cedro”), localizada na cidade de Nikko, no Japão, se estende por 37 km e é margeada por cerca de 13.000 árvores de cedro, conhecidas localmente como Sugi. Ela está listada no “Guinness, o Livro dos Recordes Mundiais” como a avenida arborizada mais longa do mundo, tendo sido criada há quase 400 anos atrás.

As árvores foram plantadas durante um período de 20 anos, algo que começou em 1625 através de Matsudaira Masatsuna, um senhor feudal que trabalhava para Tokugawa Ieyasu, o primeiro xogum do Período Edo. Após a morte de Tokugawa Ieyasu em 1616, Masatsuna Matsudaira desenvolveu a construção do santuário de Nikko Toshogu, onde começou a plantar árvores de cedro japonês ao longo das principais estradas que levavam a Nikko. Estima-se que cerca de 200.000 cedros foram plantados nesta ocasião. No entanto, o corte em larga escala para a construção de estradas e a implacável exposição ao escapamento de veículos prejudicou as árvores, reduzindo seu número para apenas as 13.000 atuais.

conheca a avenida arborizada mais longa do mundo 1

Ainda no Período Edo, a avenida arborizada costumava ficar sob o controle de funcionários especializados, sendo muito bem cuidada. Sempre que árvores de cedro murchas ou desenraizadas eram descobertas, os funcionários da vila eram obrigados a notificar o gabinete do magistrado. As árvores danificadas só poderiam ser derrubadas depois de uma permissão oficial do magistrado e era obrigatório plantar mudas nos terrenos vazios onde as árvores haviam sido removidas.

conheca a avenida arborizada mais longa do mundo 2

Com as políticas de modernização do governo Meiji, um grande trabalho de engenharia civil passou a ser realizado em todo o país. Durante esse período, milhares de árvores foram derrubadas para a criação e manutenção de estradas. Além disso, foram elaborados planos para implementar a extração em grande escala das árvores da avenida para fins de reconstrução financeira, mas isso foi felizmente evitado.

conheca a avenida arborizada mais longa do mundo 3

Hoje, a Avenida do Cedro de Nikkō é uma propriedade cultural e a única do tipo a ser designada pelo governo japonês como Patrimônio Histórico e Monumento Natural Especial.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!