Os contos de fadas são repletos de personagens, parte deles já ganharam suas adaptações para desenhos animados e até mesmo para o cinema. Os irmãos Jacob e Wilhelm Grimm fora os mais famosos escritores de contos de fadas e fábulas infantis que já passaram por aqui. Além de eternizar vários e vários personagens na vida das pessoas, principalmente das crianças, os dois também contribuíram bastante para a língua alemã. Um de seus personagens mais famosos é o Rumpelstiltskin e hoje vamos conhecer a história desse anãozinho.

No livro “O Anão Saltador”, os irmãos Grimm contam que um moleiro muito pobre queria impressionar o rei, para isso ele inventa uma história de que a filha dele é capaz de fiar palha e transformar em ouro. O Rei pede que o homem leve a garota até o castelo no dia seguinte e assim foi feito. A garota foi trancada em uma torre e o Rei exigiu que até a manhã do dia seguinte toda a palha que se encontrava ali fosse transformada em ouro, caso isso não acontecesse, a jovem morreria. Quando já estava desesperada e sem saber mais o que fazer, um duende aparece na torre e transforma toda palha em ouro em troca do colar da garota.

a história do rumpelstiltskin tricurioso2

Na noite seguinte, o duende apareceu novamente e dessa vez pediu o anel e na terceira noite, quando a jovem não tinha mais nada para oferecer em troca, o anãozinho pede para que ela lhe desse o primeiro filho que viesse dar à luz. Pensando que era amoça que estava transformando a palha em ouro, o Rei ficou encantado e resolveu casar-se com ela, após um tempo os dois tiveram um filho e então o duende retornou para receber o seu pagamento. A moça que agora era Rainha ofereceu toda a sua riqueza se ele permitisse que ela ficasse com a criança. O duende não aceita a proposta, mas logo em seguida diz que se em até 3 noites ela descobrisse o nome dele, poderia ficar com a criança.

Na primeira noite a Rainha falha em descobrir o nome, mas antes da segunda noite, um de seus mensageiros ouve o duende cantando ao redor de uma fogueira e mencionando seu nome que era “Rumpelstiltskin”. Assim na segunda noite, quando chega para saber se a Rainha iria acertar, o duende se enfurece em saber que ela tinha acertado, sai do castelo e nunca mais volta. Algumas versões dizem que após o ocorrido, Rumpel começa a procurar mulheres para realizar seus desejos, em troca de seus filhos. Na televisão ele apareceu na série Once Upon a Time que por sinal vale muito a pena assistir, se você gosta de releitura dos contos de fadas.

Gostou de conhecer ou relembrar a história do Rumpelstiltskin? Não esquece de compartilhar e comentar esse post!