A meningite é uma doença bastante perigosa e inclusive custou a vida do neto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chamado Arthur Araújo Lula da Silva. Porém, você conhece suas causas e como se defender dela? É isso que iremos descobrir!

Pois bem, a meningite é uma inflamação que ocorre nas meninges, membranas que envolvem tanto o cérebro quanto a medula espinhal. A doença é causada tanto por vírus quanto bactéria, porém também pode ser causada por fungos, parasitas, lesões físicas, infecções, câncer e uso de medicamentos. Em função de suas diferentes causas, nem toda a meningite é contagiosa – porém as bacterianas e virais são altamente contagiosas e podem causar surtos e epidemias.

Vale ressaltar que a meningite bacteriana é mais forte, pode evoluir rapidamente e levar a óbito. Já a viral é menos grave e mais comum. Qualquer um de nós pode contrair meningite, porém ela é mais comum em crianças até 5 anos de idade.

o que e meningite tricurioso

Quais os sintomas da meningite?

É comum que os pacientes tenham dores de cabeça, febre, náuseas e vômitos, rigidez e dor na nuca, confusão mental, manchas vermelhas ou rochas na pele, dificuldade para acordar e sonolência.

Os bebês tem alguns sintomas diferentes como cansaço, falta de apetite, moleira elevada ou dura, gemido ao receber toque, inquietação e choro agudo, moleza no corpo ou rigidez.

Qual tratamento da meningite?

Tudo depende do agente causador, caso você tenha contraído meningites bacterianas é preciso tratamento imediato e intervenção com antibióticos específicos para o tipo de bactéria contraída. Além disso, o paciente deverá ficar internado no hospital. Já a meningite viral precisa apenas de repouso e cuidados gerais para aliviar os sintomas, além disso antibióticos não são necessários na maioria dos caso.

Como se prevenir?

Existem vacinas para alguns tipos de meningite meningocócica, porém elas não são eficazes em crianças com menos de 18 meses. Porém, para os demais, a vacina funciona perfeitamente e tem duração de 1 a 4 anos, dependendo do tipo. Outras formas de se prevenir é mantar os ambientes bem ventilados, higienizar os ambientes e cuidar com o contato físico com outras pessoas. Caso você tenha qualquer dúvida e pense que pode estar com a doença, corra diretamente para o médico. Não brinque com sua saúde.

Você conhecia essas informações? Comente!