É super comum vermos propagandas na televisão anunciando recall de dito veículo, sendo mencionado o ano do carro que precisará retornar a concessionária. Mas afinal, o que é isso?

O recall nada mais é do que a solicitação da montadora para reparar algum problema que tenha ocorrido na fabricação do seu carro. Seja no freio, câmbio ou qualquer outra peça, o recall é o momento em que você deverá levar seu carro, caso ele faça parte da lista, para verificar o possível erro e fazer o conserto que deve ser provido de forma gratuita e sem validade.

Uma informação que você precisa saber é que a montadora é obrigada a fazer essa convocação assim que for detectada ameaça na segurança de seu produto, além disso ela também é responsável pela comunicação e agendamento do conserto. O Procon e o Ministério da Justiça precisam ser comunicados da necessidade dessa solicitação para então disseminar dentre os meios de comunicação de massa para que todos fiquem sabendo do erro ocorrido e possam não correr riscos.

o que e recall tricurioso 1

Certo, mas e se eu não fizer o recall?

Bom, meu amigo, ai você estará cometendo um erro absurdo, isso porque estará colocando em risco sua segurança. Porém, vale ressaltar que não há prazo determinado para levar seu carro ao conserto se for solicitado, o que significa que você tem maior liberdade sobre quando fazê-lo de acordo com sua disponibilidade. Outra informação importante é que a montadora não pode puni-lo por não levar seu carro nem aplicar multas ou cobranças já que a falha foi da marca, não sua. Caso você identifique algum erro e perceba que pode ser caso de recall, é importante entrar em contato com a montadora ou concessionária assim como levar até uma oficina credenciada para fazer um laudo da questão. Agora, se houver algum acidente em decorrência da falha e a montadora já tenha aberto a solicitação de reparo, tanto a montadora quanto o proprietário do carro são responsabilizados.

Você conhecia essas informações? Comente!