A natureza sempre consegue nos apresentar belas paisagens, não é mesmo? Algumas estruturas geológicas são capazes de proporcionar visões naturais absolutamente deslumbrantes, que por sua vez despertam o interesse de muitos turistas em visitar esses locais. Um bom exemplo disso é o chamado “fiorde”, cuja estrutura e processo de formação vamos abordar ao longo desse post.

Um fiorde é uma via navegável longa e relativamente estreita que é cercada por penhascos íngremes de cada lado. Boa parte dos fiordes foram esculpidos em vales há muito tempo atrás devido a ação de imensas massas de gelo chamadas geleiras. Quando as geleiras cobriam a Terra, elas muitas vezes cortavam vales longos em forma de “U” nos leitos de rochas. À medida que o derretimento glacial aumentava, isso acabava deixando um longo e estreito canal navegável em seu caminho.

Por causa da íngreme ação de corte das geleiras, os fiordes são geralmente mais profundos que os mares nas suas proximidades. Por exemplo, o Fiorde de Sogn, na Noruega, se aprofunda a mais de 1308 metros abaixo do nível do mar. Outra característica curiosa que pode ser encontrada perto de alguns fiordes é a presença de milhares de pequenas ilhas rochosas. Essas áreas são chamadas de “escolhos” e podem ser traiçoeiras para a navegação dos navios.

o que e um fiorde 1

Por serem formados através da ação de antigas geleiras, os fiordes costumam estar localizados em áreas montanhosas e próximos a grandes massas de água. Por exemplo, a Noruega talvez seja o país mais famoso por conta dos seus fiordes, mas você também pode encontrar fiordes ao longo da costa oeste da Europa, Alasca, Canadá, Groenlândia, Nova Zelândia e Chile. Recentemente, cientistas descobriram recifes de corais no fundo de muitos fiordes na Noruega. Eles não têm certeza de quais processos levaram à formação desses recifes, mas acreditam que a vida marinha que existe nesses locais pode ajudar a explicar por que o litoral norueguês é um lugar tão bom para a pesca.

Dois dos maiores fiordes do mundo podem ser encontrados na Groenlândia e na Antártida. Scoresby Sund, na Groenlândia é o maior fiorde do mundo, estendendo-se por mais de 350 km! Já o Skelton Inlet, na Antártida, é o fiorde mais profundo do mundo, com uma profundidade de 1500 metros!

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!