Se você já assistiu a Phineas e Ferb certamente deve ter observado que eles possuem Perry, um ornitorrinco de estimação que vive altas aventuras como agente secreto. Isso provavelmente deixou você curioso sobre a existência deste curioso animal e hoje decidi desvendar esta provável dúvida, assim deixando sua mente livre! Hehe.

Pois bem, a resposta é sim! Ornitorrincos existem! Ornithorhynchus anatinus é um mamífero, assim como nós, porém com a diferença de ser semiaquático. Seu habitat natural fica na Austrália e Tasmânia, além disso ele é o único representante da família Ornithorhynchidae e também a única espécie do gênero Ornithorhynchus. Ele é do grupo monotremados juntamente com as equidnas e não existe subespécie dele. Seus hábitos são crepusculares e/ou noturnos, eles se alimentam de crustáceos de água doce, vermes e insetos também. Gostam de viver em rios e lagoas, para tanto possuem patas dianteiras com membranas interdigitais. Outra curiosidade interessante é que os ornitorrincos são ovíparos, cada fêmea coloca dois ovos em média que fica incubando por 10 dias em seu ninho.

ornitorrinco existe tricurioso 1

Seus dentes são parecidos com os das aves quando nascem, os perdendo ao crescer. Por ser mamífero, as fêmeas não possuem mamas, o leite materno é sugado através de poros. Como defesa, os machos possuem esporões nas patas com veneno que são utilizados contra predadores e também para marcar território. Sua cauda é semelhante de um castor. Outro fato curioso é o de o ornitorrinco estar estampado em uma das faces da moeda de vinte centavos de dólar australiano. Infelizmente, esta é uma espécie ameaçada de extinção. Ah, um detalhe: seus filhotes são adoráveis!

Gostou de conhecer mais sobre o ornitorrinco? Comente!