Infelizmente, o número de animais ameaçados de extinção cresce a cada dia e com isso, espécies acabam se tornando extremamente raras e difíceis de se achar pelo globo. Dentro deste contexto, você conhece o animal mais raro do mundo? É o que hoje iremos descobrir!

Ele se chama leopardo-de-amur e é simplesmente belíssimo! Faz parte de uma subespécie de leopardo e habita a área mais setentrional, também é conhecido como leopardo-siberiano ou leopardo-do-extremo-oriente. Sua diferença das outras subespécies está na pele e também nas pernas mais grossas e peludas, assim sobrevivendo ao frio da taiga. Isso o classifica como única subespécie a se adaptar a climas com neve e extremo frio. Durante a época de frio, seu pelo muda de cor, ficando em tom de creme pálido. Porém, em épocas de calor a pelagem fica mais alaranjada e diminuem a espessura do pelo de 7cm do inverno para 2,5 cm. Os machos podem ser até duas vezes maiores que as fêmeas.

animal mais raro mundo tricurioso

Até pouco tempo existiam apenas 50 espécimes do leopardo-de-amur conhecidas em todo o mundo, seu habitat tem sido constantemente ameaçado em função da agricultura, incêndios florestais e também da odiosa caça clandestina. Felizmente, graças a proteção da Rússia, foi feita mais uma contagem em abril de 2018 que revelou 103 exemplares, assim marcando a primeira vez na década em que a população deste tipo de leopardo ultrapassou 100 animais.

Lindíssimo, não é mesmo? Tomara que sua população continue crescendo!