Seu nome completo era Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bourbon-Duas Sicílias e Bragança, ela nasceu em 29 de julho de 1846 no Rio de Janeiro e faleceu na cidade de Eu, na Normandia, em 14 de novembro de 1921. Era a segunda filha e primeira menina do imperador Dom Pedro II com sua esposa e imperatriz Teresa Cristina das Duas Sicílias. A Redentora, como era chamada, recebeu o título de Princesa Imperial por esr a herdeira presuntiva do Império do Brasil. Isso em função da morte de seus dois irmãos homens, assim sendo a única herdeira direta de Dom Pedro II.

Porém, para ela tal fato sempre foi um grande problema. De personalidade tranquila, Isabel preferiu se distanciar de quaisquer atividades políticas enquanto seu pai era vivo, assim se satisfazendo com a aprendizagem de tarefas domésticas. Mesmo tendo recebido uma ampla e refinada educação, a jovem nunca foi preparada para assumir o trono mesmo sendo a herdeira direta. Em 1864, Isabel casou-se com o príncipe francês Gastão, Conde d’Eu, com quem teve uma filha e três filhos.

quem foi princesa isabel do brasil tricurioso 1

Durante sua história no Brasil, a princesa regeu o império por três vezes enquanto seu pai viajava. Foi ela a grande responsável pela abolição da escravatura em sua terceira e última regência quando decidiu assinar a Lei Áurea em 1888 que libertou todos os escravos. Era uma mulher forte de crenças definidas, extremante católica e dedicada ao que acreditava. Nesta época, sua decisão de libertar os escravos não foi bem vista pelos ricos fazendeiros que agora precisariam contratar mão de obra, o que serviu como forte oposição a assumir o trono. Além disso, o povo não se agradava do fato de Isabel ter se casado com um estrangeiro. Ainda em 1889 houve um golpe militar que terminou com a monarquia brasileira, jamais dando a chance de Isabel reinar. Ela e sua família foram exiladas do país e Isabel foi morar em Eu junto a seu marido onde ficou por 30 anos até falecer.

Gostou de conhecer a história da Princesa Isabel do Brasil? Comente!